Vencedor da Palma de Ouro no Festival da Cannes, o drama “Gosto de Cereja” é considerado a obra prima do diretor iraniano Abbas Kiarostami. Nesta sexta (31), às 23h, o elogiado filme marca o término do Ciclo de Cinema Iraniano apresentado pela TV Brasil desde a última segunda-feira (27). Ao todo, a emissora exibiu cinco grandes produções do país asiático do Oriente Médio.

Reconhecido como um dos filmes mais importantes da década de 1990, o “road movie” tem uma narrativa própria que estimula a reflexão enquanto o protagonista circula pelas paisagens áridas de Teerã.
Sr. Badii é um homem de meia idade amargurado que deseja morrer, mas vive em uma sociedade onde o suicídio é considerado uma abominação. Ele busca conhecer alguém que possa enterrá-lo em buraco e confirmar se ele está mesmo morto.
Dirigindo pelas colinas acima de Teerã, o protagonista conhece diversos personagens: afegãos, curdos, turcos, prisioneiros do deserto, um soldado, um estudante seminarista e o empregado de um museu.
Essas pessoas também vivem mais ou menos à margem da sociedade e recebem a proposta de Badii com reações variadas. Cada um apresenta suas razões para rejeitar a solicitação de ajudá-lo nessa atitude: medo, escrúpulos religiosos e repulsa humanista por uma vida deliberadamente desperdiçada.
O cineasta Abbas Kiarostami utiliza um curioso recurso de improviso para travar os diálogos do longa ao abordar a polêmica do suicídio. Nas conversas do Sr. Badii com as pessoas para quem ele dá carona em seu carro, o diretor é sempre um dos interlocutores. Quando é o carona em cena, o cineasta pergunta como se fosse o protagonista. Já nas ocasiões em que o Sr. Badii aparece, Abbas Kiarostami fala como se fosse o carona.
Ficha Técnica
Título original: Ta'm e guilass. País de origem: Irã. Ano: 1997. Gênero: drama. Direção: Abbas Kiarostami, com Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari. Duração: 98 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Serviço
Ciclo de Cinema Iraniano – "Gosto de Cereja" – sexta-feira (31), às 23h, na TV Brasil