Drama “Gosto de Cereja” encerra Ciclo de Cinema Iraniano na TV Brasil

Publicado em 31/07/2015 - 15:50 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por TV Brasil Editor TV Brasil

Fonte EBC

Vencedor da Palma de Ouro no Festival da Cannes, o drama “Gosto de Cereja” é considerado a obra prima do diretor iraniano Abbas Kiarostami. Nesta sexta (31), às 23h, o elogiado filme marca o término do Ciclo de Cinema Iraniano apresentado pela TV Brasil desde a última segunda-feira (27). Ao todo, a emissora exibiu cinco grandes produções do país asiático do Oriente Médio.

Ciclo de Cinema Iraniano (TV Brasil)Ciclo de Cinema Iraniano (TV Brasil)

Reconhecido como um dos filmes mais importantes da década de 1990, o “road movie” tem uma narrativa própria que estimula a reflexão enquanto o protagonista circula pelas paisagens áridas de Teerã.

Sr. Badii é um homem de meia idade amargurado que deseja morrer, mas vive em uma sociedade onde o suicídio é considerado uma abominação. Ele busca conhecer alguém que possa enterrá-lo em buraco e confirmar se ele está mesmo morto.

Dirigindo pelas colinas acima de Teerã, o protagonista conhece diversos personagens: afegãos, curdos, turcos, prisioneiros do deserto, um soldado, um estudante seminarista e o empregado de um museu.

Essas pessoas também vivem mais ou menos à margem da sociedade e recebem a proposta de Badii com reações variadas. Cada um apresenta suas razões para rejeitar a solicitação de ajudá-lo nessa atitude: medo, escrúpulos religiosos e repulsa humanista por uma vida deliberadamente desperdiçada.

O cineasta Abbas Kiarostami utiliza um curioso recurso de improviso para travar os diálogos do longa ao abordar a polêmica do suicídio. Nas conversas do Sr. Badii com as pessoas para quem ele dá carona em seu carro, o diretor é sempre um dos interlocutores. Quando é o carona em cena, o cineasta pergunta como se fosse o protagonista. Já nas ocasiões em que o Sr. Badii aparece, Abbas Kiarostami fala como se fosse o carona.

Ficha Técnica
Título original: Ta'm e guilass. País de origem: Irã. Ano: 1997. Gênero: drama. Direção: Abbas Kiarostami, com Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari. Duração: 98 min. Classificação indicativa: 12 anos.

Serviço
Ciclo de Cinema Iraniano – "Gosto de Cereja" – sexta-feira (31), às 23h, na TV Brasil

Compartilhar: