Propaganda de medicamentos e seus riscos à sociedade

Publicado em 02/07/2015 - 19:56 e atualizado em 29/01/2016 - 09:17

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

Convidados discutem propaganda de medicamentos (TV Brasil)Convidados discutem propaganda de medicamentos (TV Brasil)

A automedicação é um perigo para a saúde, mas, ainda assim, continua sendo estimulada pela propaganda de remédios, principalmente na televisão. A regulamentação existente nem sempre é cumprida, agravando o problema. Como enfrentar a questão, que mexe com a vida de todos? O Ver TV, desta sexta (3/7), às 20h, na TV Brasil, reúne especialistas para debater o assunto, quase sempre tratado como as letras miúdas das bulas.

“A indústria farmacêutica quando aciona a publicidade, quando ela procura uma agência de publicidade, ela é muito clara. A lógica é comercial e medicamento não deveria ser tratado como um produto qualquer”, aponta a professora de publicidade da universidade Mackenzie, em São Paulo, Paula Camargo, autora da tese de doutorado Os slogans na propaganda de medicamentos.

O médico José Rubem Ferreira, que coordena a Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, afirma que anunciar remédios de qualquer natureza, já está comprovado, em muitas partes do mundo, que causa danos. “A indústria farmacêutica persuade o médico e indiretamente a população, criando necessidades”.

A terceira convidada é a professora de administração Melby Huertas, da Fundação Educacional Inacian. Ela assina a tese de doutorado Atitude do consumidor frente à propaganda: um estudo sobre os apelos racionais e emocionais da propaganda na indústria farmacêutica. “O consumidor está muito cético e não acredita mais muito em propaganda, então você tem que dar à comunicação um ar mais de notícia, de informação. Ai começaram a aparecer os informes publicitários”.

Serviço:
Ver TV, às 20h, na TV Brasil

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