O Revista do Cinema Brasileiro traz um bate-papo da apresentadora Natália Lage com o diretor teatral e preparador de elenco Sergio Penna neste sábado (1) às 22h15 na TV Brasil.

Conhecido pela sua gentileza e sensibilidade com os atores, o convidado analisa sua trajetória. "Eu começo no 'Bicho de Sete Cabeças', da Laís Bodanzky. Ela me convidou para fazer um mergulho junto com o elenco para descobrir esse mundo. Todos os detalhes, sutilezas e nuances do processo ficaram no resultado", avalia.
Sergio Penna também fala sobre a parceria com o ator Rodrigo Santoro. "Tive a oportunidade de trabalhar em 30, 40 filmes com o Rodrigo aqui e fora do país. Você ser o outro é uma tarefa que exige muito", explica. "Acho que a gente se identifica muito na busca. Não nos contentamos enquanto não formos efetivamente tocado pela alegria ou angustia profunda do personagem", analisa Penna.
Amadas por uns e rejeitas por outros, as comédias populares tem uma longa história de sucesso na sétima arte do país. Além das boas piadas, essas campeãs de público podem ficar ainda melhores quando misturam humor com um pouco de romance.
A equipe de reportagem do Revista do Cinema Brasileiro foi até o set do filme "Turbulência" para mostrar os bastidores da comédia romântica dirigida por Tiago Venâncio. O filme aborda, de forma bem-humorada, de encontros e desencontros amorosos vividos pelos personagens dos atores Juliana Alves e Bruno Gissoni. Eles e o diretor do filme deram entrevistas para o programa.
No quadro Filme Favorito, o cineasta Chico Teixeira cita "Toda Nudez será Castigada", de Arnaldo Jabor. Baseado na obra teatral de Nelson Rodrigues, o filme trata da disputa de pai e filho pelo amor da prostituta Geni, vivida por Darlene Glória.
Em outra matéria, o programa destaca o longa "Paixão e Virtude", de Ricardo Miranda. O filme é inspirado em um texto pouco conhecido do escritor francês Gustave Flaubert, que adorava escrever sobre amores impossíveis. A reportagem é também uma homenagem ao saudoso diretor.
O curta-metragem "Geru", de Fábio Baldo e Tico Dias, também está em debate no programa deste sábado. No filme, o personagem Zé Dias comprova que a palavra é o alimento do ser humano, mesmo quando ele perde a capacidade de falar.
Logo depois, é a vez do longa "A Vizinhança do Tigre", de Affonso Uchoa. A trama conta a história de cinco amigos da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que interpretam eles mesmos. Na luta pela sobrevivência diária, todos precisam domar seus tigres internos e focar as energias pra construir um futuro possível. O filme levou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Júri da Crítica na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2014.
Serviço:
Revista do Cinema Brasileiro – sábado (1), à 22h15, na TV Brasil.