Fundadora da Estação das Letras, espaço no Rio de Janeiro dedicado exclusivamente à literatura, a gaúcha Suzana Vargas resgata sua história como escritora no papo com Ziraldo neste domingo (20), às 12h, na TV Brasil. "Minhas filhas me despertaram para a literatura infantil; eu vi que eu podia. Aprendo com o que estou escrevendo”, revela a autora para o cartunista no programa ABZ do Ziraldo.
Natural de Alegrete, Suzana é mestre em teoria literária pela UFRJ, pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional e especialista em leitura. Durante a conversa com Ziraldo, a autora recorda suas publicações: ela já escreveu vários livros de poesia e até um de ensaios. Suzana destaca suas obras para o público infantil como os títulos “Cochicho”, “O Mistério de Nina”, “O Livro dos Quase Amores”, “Doce de Casa” e “Porta a Porta”.
A escritora destaca a importância de se estimular a leitura. Para ela, o hábito abre um leque de oportunidades e amplia a visão das pessoas sobre o mundo em que estão inseridas. “Acho que quem lê pode aprender um pouquinho sobre a vida, sobre a poesia da vida e sobre o movimento da vida”, reflete.
No quadro do Menino Maluquinho, o principal personagem da obra de Ziraldo conta a história “Que Terror!”. O programa infantil ainda apresenta uma performance-show-concerto com marionetes. Para encerrar esta edição, o Coral Maluquinho, regido pelo maestro Ronald Valle, canta o sucesso "Coração bobo", de Alceu Valença.
Serviço:
ABZ do Ziraldo - domingo (20), às 12h, na TV Brasil.