Dirigido pelo saudoso cineasta Eduardo Coutinho, o premiado documentário “Jogo de Cena” é a atração da TV Brasil para a madrugada deste sábado (31) para domingo (1) à 0h15.
O longa mistura realidade e dramaturgia ao mostrar histórias de mulheres anônimas contadas por elas e interpretadas por atrizes como Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres. Diretor de filmes como “Cabra Marcado para Morrer”, “Santo Forte” e “Edifício Master”, o cineasta Eduardo Coutinho leva para o documentário “Jogo de Cena” (2007) uma forma diferente de contar e representar histórias, propondo ao telespectador uma reflexão sobre o que é real e o que é ficção.
A produção apresenta mulheres anônimas que relatam suas próprias histórias de vida e, como em um jogo de cena, os depoimentos reais são intercalados por representações de atrizes, que continuam a narrativa. Quando a intérprete não é muito conhecida do grande público, consegue confundir quem vê o documentário ao não distinguir quem é a verdadeira personagem e quem é a atriz.
Para realizar o filme, Eduardo Coutinho convidou, através de um anúncio no jornal, mulheres acima de 18 anos moradoras do Rio de Janeiro para contarem suas histórias. Ao todo, 83 pessoas revelaram ao diretor suas trajetórias, por vezes alegres ou tristes, mas sempre marcantes e pautadas pela superação. O cineasta selecionou 23 mulheres que gravaram o documentário em junho de 2006, no Teatro Glauce Rocha. Três meses depois, essas histórias foram vivenciadas por atrizes.
Sob o olhar de Coutinho, a narrativa é composta pelas histórias contadas em determinadas cenas pelas personagens reais e em outras pelas atrizes. Essa construção comove inclusive quem interpreta a trama da vida real. Assim, em alguns momentos as atrizes não conseguem separar a representação dos seus próprios sentimentos e trazem para o palco os dramas de suas vidas reais.
A atriz Andréa Beltrão fala para Eduardo Coutinho o quanto chorou ao passar o texto sobre uma mãe que perdeu o filho enquanto Fernanda Torres, em meio a uma representação, fica emocionada e deixa misturar sua própria vida à história que interpreta. É a partir dessa dinâmica, ao cruzar representações e depoimentos, que transcorre o documentário produzindo um verdadeiro jogo de cena.
Décimo documentário da carreira de Eduardo Coutinho, “Jogo de Cena” conquistou o Prêmio APCA de Melhor Filme.
Ficha Técnica:
Ano: 2007. Gênero: documentário. Direção: Eduardo Coutinho, com Marília Pêra, Andréa Beltrão, Fernanda Torres. Duração: 110 min. Classificação indicativa: Livre. Reprise.
Serviço:
"Jogo de Cena" – sábado (31) para domingo (1) à 0h15, na TV Brasil.