Nativa da Região Amazônica, a pupunha (bactris gasipaes) ganhas as telas da TV Brasil nesta quarta (11), às 19h, no programa Nova Amazônia. O programa apresentado por Barbarah Israel mostra a deliciosa influência desse fruto colorido e saboroso na culinária.
A equipe da atração vai em busca de um estilo de vida onde a preservação e o cultivo da pupunha se tornaram hábitos comuns. Do conhecimento popular e tradicional aos estudos científicos, a pupunha tem presença marcada na cultura amazônica.
Palmeira multicaule da família das Palmáceas, a pupunha é fruto com gosto peculiar apreciado ao redor do mundo. Geralmente, ele é consumido cozido ou acompanhando pratos tipicamente amazônicos. A palmeira, que pode atingir até 15 metros de altura, oferece também um delicioso palmito, muito conhecido nas mesas brasileiras.
A partir da década de 1970, a pupunha passa a ter destaque nos estudos agronômicos e na Biologia Molecular, sendo cultivada em Bancos de Germoplasma. O Nova Amazônia quer descobrir um pouco mais desses estudos a partir de pesquisas realizadas pelo Inpa, Embrapa, Ufam e Idam.
A apresentadora Barbarah Israel entrevista o cientista Charles Clement para compreender a influência dos povos ameríndios na disseminação da planta na região. Muito utilizado por conter vitamina A e expressivo teor de proteínas e amidos, o fruto da pupunha é também uma bebida fermentada, muito consumida por diversos povos amazônicos, e segundo Clement, pode ser considerada a cerveja indígena.
Serviço:
Nova Amazônia – quarta-feira (11), às 19h, na TV Brasil.