Há muitas noites na noite mostra drama de Ferreira Gullar no exílio na América Latina

Publicado em 17/12/2015 - 17:25

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

O terceiro capítulo da série Há Muitas Noites na Noite revela os dilemas que o escritor Ferreira Gullar enfrentou durante o exílio em países da América Latina neste sábado (19), à meia-noite, na TV Brasil. Para ilustrar os dramas vivenciados pelo poeta, o episódio tem a participação de personalidades que acompanharam essa fase como o escritor Eric Nepomuceno, o pintor argentino Luis Felipe Noé e o ator uruguaio Daniel Hedler. Ainda traz depoimentos do saudoso jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano que faleceu este ano.

Esta semana, a série dirigida pelo cineasta Silvio Tendler lembra como a família de Gullar chegou ao Peru. No país andino, o poeta passa a escrever clandestinamente para jornais e revistas do Brasil como forma de ganhar dinheiro, mas a vida não lhes permite nenhum luxo.

A mudança tem consequências drásticas para os parentes do autor maranhense: os filhos Paulo e Marcos se envolvem com drogas e a filha Luciana praticamente abandona a família para viver em uma comunidade religiosa.

Ferreira Gullar decide partir para Buenos Aires, mas a família já está inteiramente abalada. Um primeiro desaparecimento de Paulo, seguido de outros que culminarão em sua internação, fazem a esposa Thereza Aragão retornar com os filhos para o Brasil.

O poeta precisa vencer seu medos sozinho, sem noticias do filho, e em meio a ataques que tentavam tirar Isabelita Perón do poder argentino e capturar exilados brasileiros para entregar ao governo de seu país. Sem esperança e com o risco da morte, Ferreira Gullar se senta para escrever o que seria considerava seu texto final – o "Poema Sujo" – que acabou por tornar-se um dois mais importantes poemas da literatura brasileira.

Serviço:
Há Muitas Noites na Noite – sábado (19) à meia-noite, na TV Brasil.

Compartilhar: