Longa "Luzes da Ribalta", de Charles Chaplin, é a atração da noite de sexta (25) na TV Brasil

Publicado em 23/12/2015 - 14:54

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

O filme "Luzes da Ribalta" é o destaque da programação especial de final de ano da TV Brasil para sexta (25), às 23h30. Na trama, que mescla comédia e drama, Charles Chaplin vive o decadente humorista Calvero que ajuda uma jovem a tomar gosto pela vida.

Apesar de ter sido lançado em 1952, o longa conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora apenas vinte anos depois, na cerimonia de 1972. A exibição do filme em Los Angeles foi adiada várias vezes devido a razões políticas e, como a produção não tinha estreado na cidade, não podia concorrer ao Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas determina que um longa só pode concorrer à estatueta após ser exibido em Los Angeles.

Em "Luzes da Ribalta", o ator e diretor Charles Chaplin contracena pela primeira vez com Buster Keaton, outro astro do cinema mudo. A produção também marca a estreia de Geraldine Chaplin, filha do cineasta, nas telonas. As crianças que aparecem com o protagonista Calvero em sua cena inicial no filme são, na verdade, os próprios filhos do ilustre diretor inglês.

Trama

Na Londres de 1914, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra.

Tudo muda, porém, quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente a jovem Thereza Ambrose (Claire Bloom) que utiliza Terry como nome artístico.

O humorista chama um médico e ambos a carregam para o apartamento de Calvero que fica dois andares acima. Quando ela desperta, o palhaço pergunta a jovem por qual razão quis cometer suicídio. Thereza explica que sempre sonhou em ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas.

Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Thereza fará tudo para ajudá-lo. A convivência faz nascer uma belo sentimento entre eles.

Ficha Técnica
Título original: Limelights. País de origem: Estados Unidos. Ano de estreia: 1952. Gênero: comédia. Direção: Charles Chaplin, com Charles Chaplin, Claire Bloom, Nigel Bruce, Buster Keaton, Sydney Earle Chaplin, Norman Lloyd, Melissa Hayden, Geraldine Chaplin. Duração: 137 minutos. Classificação indicativa: Livre

Serviço:
Festival Charles Chaplin – “Luzes da Ribalta” – sexta-feira (25), à 23h30, na TV Brasil.

Compartilhar: