TV Brasil apresenta festival de cinema dedicado a Charles Chaplin a partir desta quarta (23)

Publicado em 23/12/2015 - 14:34

Por Gerência de Comunicação Editor Gerência de Comunicação

Fonte EBC

Para animar o final de ano, a TV Brasil apresenta uma seleção de quase 30 filmes no período de festas. A partir desta quarta (23), a emissora resgata obras da filmografia de Charles Chaplin que imortalizou nas telonas o personagem Carlitos. Ao todo, a sessão dedicada ao ícone do cinema mudo reúne oito longas do ator, produtor, escritor, roteirista, músico e diretor inglês.

O canal estreia o Festival Charles Chaplin na madrugada de quarta (23) para quinta (24), à 0h30 com a comédia “O Grande Ditador”, um clássico da sétima arte. Primeiro filme inteiramente falado e sonorizado de Chaplin, a produção foi o maior sucesso de bilheteria do diretor. Iniciado em 1937 e concluído três anos depois, “O Grande Ditador” satiriza o nazismo, o fascismo e seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Indicado ao Oscar em cinco categorias, incluindo a de melhor filme e melhor ator para Chaplin, o longa não conquistou nenhuma estatueta.

Charles Chaplin conquistou o público com seu carisma na era em que o cinema ainda era considerado uma grande novidade. Ele escreveu, dirigiu e atuou como o caricato Carlitos, personagem mais famoso de sua carreira, em dezenas de produções que fizeram sucesso na época e são referências até hoje. Em 2015, o Vagabundo ou Charlot, como também ficou conhecido, alcançou a marca de 100 anos da sua primeira aparição nos cinemas.

O roteiro das histórias contadas sem som, com o uso de cartelas, e em preto e branco, apresentava tramas simples, mas repletas de sátiras, críticas sociais e políticas. Chaplin se notabilizou pelo uso da mímica e ao aliar drama à comédia pastelão.

O próximo filme que a TV Brasil vai apresentar no Festival Charles Chaplin é “O Circo” na madrugada de quinta (24) para sexta (25), à 1h30. Na noite de sexta (25), às 23h30, a atração é "Luzes da Ribalta". Já de sábado (26) para domingo (27), à 0h15, é a vez de "Monsieur Verdoux". Por fim, na virada de domingo (27) para segunda-feira (28), à 1h30, entra em cartaz o aclamado "Luzes da Cidade".

Ainda fazem parte da seleção de filmes o clássico "Tempos Modernos", "A Corrida do Ouro" e "O Garoto" que vão ao ar respectivamente nas madrugadas de segunda (28), terça (29) e quarta (30), à 0h30.

Trama

A históra de “O Grande Ditador” começa durante a Primeira Guerra Mundial. Chaplin é um barbeiro judeu que atua como cadete do exército da nação fictícia da Tomânia e tenta salvar um soldado chamado Schultz (Reginald Gardiner).

O personagem de Chaplin perde a memória quando o avião em que ele e Schultz estão colide com uma árvore. O soldado escapa das ferragens, mas Chaplin passa seus próximos vinte anos no hospital, enquanto muitas mudanças acontecem em Tomânia.

Adenoid Hynkel (também interpretado por Charlie Chaplin) assume o governo e acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. O grande ditador da Tomânia persegue judeus com a ajuda dos ministrosGarbitsch (Henry Daniell) e Herring (Bill Gilbert).

Esta situação é desconhecida pelo barbeiro judeu que estava hospitalizado. Após a alta, o ex-cadete sofre amnésia e não lembra o que aconteceu na Primeira Guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto onde conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard) por quem se apaixona.

A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel que tem planos de dominar o mundo. O próximo passo do líder de Tomânia é invadir Osterlich, um país vizinho. Para isso, negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bacteria.

Ficha Técnica
Título original: The Great Dictator. País de origem: Estados Unidos. Ano de estreia: 1940. Gênero: comédia. Direção: Charlie Chaplin, com Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Bill Gilbert, Grace Hayle, Carter DeHaven, Maurice Moscovitch, Emma Dunn, Bernard Gorcey, Paul Weigel. Duração: 124 minutos. Classificação indicativa: Livre

Serviço:
Festival Charles Chaplin – “O Grande Ditador” – quarta (23) para quinta-feira (24), às 0h30, na TV Brasil.

Programação do Festival Charles Chaplin na TV Brasil

Quarta-feira 23.12.2015
00h30 Festival Charles Chaplin – O Grande Ditador – Classificação Livre

Quinta-feira 24.12.2015
01h30 Festival Charles Chaplin – O Circo – Classificação Livre

Sexta-feira 25.12.2015
23h30 Festival Charles Chaplin – Luzes da Ribalta – Classificação Livre

Sábado 26.12.2015
00h15 Festival Charles Chaplin – Monsieur Verdoux – Classificação Livre

Domingo 27.12.2015
01h30 Festival Charles Chaplin – Luzes da Cidade – Classificação Livre

Segunda-feira 28.12.2015
00h30 Festival Charles Chaplin – Tempos Modernos – Classificação Livre

Terça-feira 29.12.2015
00h30 Festival Charles Chaplin – A Corrida do Ouro – Classificação Livre

Quarta-feira 30.12.2015
00h30 Festival Charles Chaplin – O Garoto – Classificação Livre

Compartilhar: