Adelzon Alves assina série em homenagem ao Século do Samba

Publicado em 29/02/2016 - 14:28

Para celebrar os 100 anos do samba, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1130Khz) começa a veicular em 1º de março, aniversário da cidade do Rio de Janeiro, série de interprogramas com os 100 mais emblemáticos sambas do século. A seleção, os comentários e a defesa de cada obra são do radialista e produtor musical, Adelzon Alves, especialista no assunto.

E o primeiro samba da lista não poderia ser outro: Pelo Telefone. Com letra de Mauro de Almeida e Donga, foi o primeiro samba gravado no Brasil, em 1917, cantado por Bahiano. Na série, que irá ao ar em diferentes horários, assim Adelzon classifica o samba:

“Em 1916, praticamente na pré-aurora da política dos direitos autorais e como a maestrina Chiquinha Gonzaga, Donga mostrou a preocupação de dar registro de nascimento e de autoria ao primeiro samba registrado no Brasil: Pelo Telefone. Embora a grande polêmica sobre Direitos Autorais fosse entre Heitor dos Prazeres e Sinhô, cognominado e coroado Rei do Samba, porque dizia que, samba, pra ele, era como passarinho: quem pegasse era dono. Contrapondo, Heitor fez pra ele uma resposta dizendo, com letra e música: você é o Sinhô dos meus sambas.

Além de primeiro samba da lista, Adelzon caprichou na seleção de intérprete, ou melhor, intérpretes. Escolheu para veicular a versão de Pelo Telefone cantada por três que têm sangue azul na veia: Nelson Sargento, Martinho da Vila e Diogo Nogueira, numa gravação para o programa Samba na Gamboa, da TV Brasil.

Um Século de Samba
Ouça na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1130 Khz)
A partir de 1º de março
Às 1h, 2h, 7h30, 11h04, 14h04, 18h04, 22h10

Compartilhar: