Juca Kfouri é entrevistado no programa Espaço Público da TV Brasil

Publicado em 02/02/2016 - 15:18 e atualizado em 04/03/2016 - 12:57

Por Gerência de Comunicação

Implacável denunciador da corrupção no esporte mais popular do país, o futebol, o jornalista Juca Kfouri é o convidado desta terça (2), do programa Espaço Público, ao vivo, às 23h, na TV Brasil. Apresentado por Paulo Moreira Leite, o debate conta com a participação de Florestan Fernandes Júnior.

Prestes a completar 66 anos, já aos 32 Kfouri integrava uma equipe de profissionais da imprensa que trazia à tona um grande escândalo. Em reportagem de 1982, os jornalistas revelaram a compra de jogadores para garantir resultados de interesse de apostadores em jogos da Loteria Esportiva.

Seja em jornais impressos, seja em revistas, no rádio, na tevê ou na internet, o paulistano formado em Ciências Sociais pela USP deixa sua marca como um dos mais ferinos comentaristas esportivos brasileiros. No ano passado, ele lamentou que a Comissão Parlamentar de Inquérito da CBF/Nike, na Câmara dos Deputados, tivesse sido sabotada pela bancada da bola e terminado sem que o relatório final nem sequer fosse votado. Por sua vez, viu méritos em outra CPI, no Senado, que indiciou vários cartolas, incluindo Ricardo Teixeira, e, segundo ele, deixou claro para a opinião pública “que a corrupção no futebol brasileiro não era fruto da cabeça de alguns poucos jornalistas”.

Ainda em 2015, Juca Kfouri acompanhou o nascimento de mais uma CPI destinada a investigar a cartolagem do futebol brasileiro, desta vez proposta e presidida pelo senador e ex-craque Romário. O jornalista foi ouvido pela presidenta Dilma Rousseff para a elaboração de medida provisória que institui o Programa de Modernização do Futebol Brasileiro, pelo qual os clubes têm a chance de refinanciar dívidas com a União, desde que adotem rigorosas regras de gestão. A MP contém, ainda, propostas do Bom Senso Futebol Clube, movimento surgido em 2013, por iniciativa de jogadores insatisfeitos com os rumos do esporte no país.

Juca Kfouri foi diretor das revistas Placar e Playboy; comentarista esportivo do SBT e da Rede Globo; apresentador dos programas Bola na Rede, na RedeTV, e Juca Kfouri ao vivo, na rede CNT; colunista do jornal O Globo; apresentador do CBN EC, na rede CBN de rádio. Hoje atua na ESPN-Brasil e é titular de uma coluna na Folha de S.Paulo. Pai de quatro filhos, ele ainda tem cinco livros publicados: “A emoção Corinthians” (1982), “Corinthians, Paixão e Glória” (1996), “Meninos, Eu Vi…” (2003), “O Passe e o Gol” (2005) e “Por que não desisto - Futebol, Poder e Política” (2009).

Serviço:
Espaço Público – terça-feira (2), às 23h, na TV Brasil.

Compartilhar: