Retratos de Fé apresenta a Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Publicado em 28/03/2016 - 14:35
Programa revela características da igreja que possui 509 unidades denominadas Johrei Centers no país

A série Retratos de Fé mostra a Igreja Messiânica Mundial do Brasil nesta segunda (28), às 18h30, na TV Brasil.

Fundada no Japão em 1935 por Mokiti Okada, chamado pelos messiânicos Meishu-Sama, que, em português, significa “Senhor da Luz”, a Igreja foi introduzida no Brasil em junho de 1955. O Johrei é o principal instrumento de difusão religiosa da Igreja Messiânica e significa a transmissão de Luz Divina através da palma das mãos e pode ser praticado por todos os messiânicos.

Atualmente, são mais de 500 unidades denominadas Johrei Centers no país, com cerca de dois milhões e meio de messiânicos entre ministrantes de Johrei e simpatizantes. A Igreja possuí também filiais em mais de 70 países. A finalidade principal é construir o Paraíso Terrestre, um mundo isento de doença, miséria e conflito.

A proposta da Igreja Messiânica é criar e difundir uma civilização religiosa que se desenvolva junto com o progresso material. Ela tem no Johrei o seu principal instrumento de difusão religiosa e atua em áreas distintas como arte, educação, cultura e meio ambiente.

A entidade acredita no seu papel de ultrarreligião, como explica o reverendo Isaac Chagas, em São Paulo (SP). “A Igreja Messiânica não tem barreiras de religiões, ela veio com o grande e profundo objetivo de somar para que o mundo melhore. Ela não veio para dividir nem para criticar religião nenhuma”, afirma.

Em Salvador (BA), a série entrevista o ministro Guilhermo Peixoto que fala sobre o objetivo da Igreja Messiânica. “O Paraíso Terrestre na nossa visão é o mundo extremamente civilizado materialmente e espiritualmente em que as pessoas são elevadas na sua vida material, profissional, na sua saúde, no seu contato com as outras pessoas, e espiritualmente também. É criar o mundo ideal, o mundo perfeito”.

Também de São Paulo, a praticante Rosimeire Miranda comenta sobre o Johrei. “Só o ato de você levantar a mão para uma pessoa, Deus está sendo muito feliz com isso. Se você levantar a mão para uma pessoa você está transmitindo felicidade pra ela”.

A preocupação em fazer com que as pessoas sejam felizes cativou Josefina de Castelli que se encontrou nesta tradição. Residente na cidade do Rio de Janeiro, ela conta que se identificou na Igreja Messiânica. “Cheguei à conclusão que realmente aqui era meu lugar porque a finalidade da Igreja é fazer o nosso semelhante feliz e era isso que eu buscava”.

Serviço:
Retratos de Fé – segunda-feira (28), às 18h30, na TV Brasil.

Compartilhar: