Expedições investiga a lenda do boto-cor-de-rosa no famoso 'encontro das águas' amazônico

Publicado em 05/04/2016 - 14:35
Ribeirinhos contam histórias sobre o boto enquanto biólogos revelam pesquisas com o mamífero

O fenômeno do encontro entre o rio Negro e o rio Solimões no Amazonas é palco para a aventura do Expedições desta terça (5), às 19h, na TV Brasil. A equipe do programa visita a área para conhecer as histórias sobre a lenda do boto-cor-de-rosa com a ajuda de ribeirinhos e as pesquisas feitas por biólogos com esses mamíferos.

Sob o comando do diretor Lucas Saldanha, a trupe vai para a região do Ariaú, na margem direita do rio Negro, antes de suas águas pretas se misturarem às barrentas do rio Solimões no conhecido 'encontro das águas'. Em épocas de cheia do Negro, o canal do Ariaú fica com as águas escuras. Nesse período, é ainda mais realçada a cor do boto-cor-de-rosa, espécie de golfinho fluvial que povoa os rios e lagos amazônicos.

A apresentadora Aline Dale, o fotógrafo Rodrigo Serrado e o cinegrafista Fabio Serfaty registram depoimentos de ribeirinhos sobre a lenda do boto. Eles também acompanham os biólogos em suas pesquisas e percorrem outros trechos do canal do Ariaú. Os expedicionários ainda mergulham com esses dóceis animais para mostrar o encanto que eles causam.

Serviço:
Expedições – terça-feira (5), às 19h, na TV Brasil.

Compartilhar: