Expedições revela iniciativas para preservar o sauim-de-coleira no Amazonas

Publicado em 26/04/2016 - 14:57 e atualizado em 26/04/2016 - 15:14
Primata é importante dispersor de sementes da floresta manauara

Primata típico de Manaus, o sauim-de-coleira é o destaque do Expedições desta terça (26), às 19h30, na TV Brasil. O programa vai até as unidades de conservação onde são realizadas pesquisas sobre a espécie que está na lista de extinção e só existe no Amazonas.

Dirigida por Lucas Saldanha Werneck, a equipe da atração percorre o estado. A jornalista Aline Dale, o cinegrafista Fábio Serfaty e o biólogo Rodrigo Serrado visitam o laboratório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas, considerado o maior fragmento florestal da região norte do país, e a reserva Adolpho Ducke, onde funciona o maior jardim botânico do mundo.

Os expedicionários mostram o trabalho em um dos principais espaços onde está sendo desenvolvido o Plano Nacional de conservação do sauim-de-coleira, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, localizada na margem esquerda do Rio Negro.

Importante dispersor de sementes da floresta manauara, o sauim-de-coleira também é chamado de sagui-de-duas-cores. O desmatamento e a fragmentação da floresta tem causado, de maneira drástica, a redução da movimentação geográfica da espécie.

O programa da TV Brasil mostra como as comunidades ribeirinhas colaboram para a manutenção do primata. Apesar da proximidade com a área urbana de Manaus, o bioma Tupé é muito rico, ideal para procriação do sauim-de-coleira.

A equipe de expedicionários mergulha no encontro das águas dos rios Negro e Solimões e revela como a mistura das propriedades contribui para a biodiversidade da região amazônica e para o surgimento de espécies típicas de Manaus.

Serviço:
Expedições – terça-feira (26), às 19h30, na TV Brasil.

Compartilhar: