A busca insaciável por luxo, fama e poder tem sido a tônica do mundo contemporâneo e a causadora de diversos problemas. O Estúdio Móvel desta terça (5), às 19h30, na TV Brasil, conversa com dois artistas que fizeram o caminho contrário: Eduardo Tornaghi e Eduardo Marinho. O programa traz histórias fortes e inspiradoras para propor uma reflexão sobre dinheiro, felicidade e o sistema social vigente.
A apresentadora Liliane Reis recebe o ator Eduardo Tornaghi que fez o público feminino suspirar nos anos 1970 como galã de novelas. Assim como o artista de rua Eduardo Marinho, ele mudou o rumo de sua trajetória. Os dois abandonaram o conforto em prol de um sentido mais pleno para a vida. Durante a entrevista, eles contam que encontraram na simplicidade os maiores ensinamentos.
Eduardo Tornaghi levava as fãs ao delírio com os personagens de tramas como “Dancin' Days”, “A Moreninha” e “A Gata Comeu”. Ele trocou a fama e o dinheiro para se dedicar a creches e grupos de teatro de comunidades carentes do Rio de Janerio. Recusou contrato com emissoras de televisão, desistiu da carreira de galã e viajou pelo Brasil exercendo a função de militante social.
“A influência do 'glamour' é tão forte que eu ganhei essa imagem. Quando eu ia aos lugares na minha militância social, as pessoas desconfiavam de mim. 'Esse cara, artista de televisão, o que ele está querendo aqui?'. Outras simplesmente não ouviam o que eu dizia. As pessoas olham e querem ver aquela magia de um mundo de conto de fadas”, recorda Eduardo Tornaghi que também é escritor e lançou títulos como “Matéria de Rascunho”.
Já Eduardo Marinho tinha uma vida confortável, mas vivia profundamente angustiado. Foi então que largou tudo para procurar um sentido para vida. Chegou a morar na rua e dormir em cima de cama de papelão. No caminho, encontrou respostas para muitas de suas dúvidas e adquiriu uma maneira muito particular de enxergar o mundo e buscar uma vida mais justa.
“O que eu fiz não foi largar a vida, foi sair atrás de uma. Estou adquirindo uma maneira de encarar mundo. Ainda vou desenvolvendo, pois antes não tinha sentido”, explica. Na vida simples, ele vai descobrindo como preencher o vazio da alma. Atualmente Eduardo Marinho expressa e divide sua experiência através de sua arte, em palestras por todo o Brasil e vídeos de grande repercussão na internet.
Serviço:
Estúdio Móvel – terça-feira (5), às 19h30, na TV Brasil.