A animação Mentes Brilhantes explica as descobertas dos inventores Thomas Edison e Nikola Tesla no campo da energia elétrica nesta sexta (22), às 16h30, na TV Brasil. O programa mescla ciência e dramaturgia para revelar as divergências entre os cientistas.
Apresentada pelo Barão de Munchhausen do palco de um teatro vitoriano, a série destaca criações que mudaram o rumo da humanidade. Numa noite de tempestade, as luzes do teatro se apagam. A escuridão domina todos os cantos do local. Formas e sombras de aparência estranha estão por toda parte.
A assistente Betty sugere ao Barão pedir a ajuda do homem que inventou a lâmpada elétrica, a fim de restaurar a luz. Thomas Edison aparece e encanta a plateia com sua coleção de invenções. Mas, nem mesmo o empreendedor americano pode lidar com a visita inesperada que ameaça arruinar o espetáculo: o visionário Nikola Tesla.
E agora? Qual dos dois foi mais incrível? O cientista sérvio Nikola Tesla foi um dos maiores gênios que a humanidade já conheceu. Brilhante e excêntrico, ele foi o autor de invenções que permitiram o uso da energia como a sociedade emprega hoje e o desenvolvimento dos sistemas de comunicação em massa.
Já seu inimigo e ex-chefe, o americano Thomas Edison, foi o inventor da lâmpada elétrica, do fonógrafo e da imagem em movimento. Os dois gênios travaram uma disputa na década de 1880, sobre qual sistema elétrico iria alimentar o mundo: o de corrente contínua de Edison ou o de corrente alternada de Tesla.
Em certa ocasião, Edison teve a infeliz ideia de eletrocutar animais, dentre eles uma elefanta Topsy, para convencer o público dos perigos da corrente alternada. A situação é lembrada durante este episódio da série Mentes Brilhantes.
Serviço
Mentes Brilhantes – sexta-feira (22), às 16h30, na TV Brasil