Mentes Brilhantes traz aventura com os inventores do cinema nesta segunda (25)

Publicado em 25/04/2016 - 15:22
Animação reúne os irmãos Lumière e o ilusionista George Méliès, considerados pais da sétima arte

A série Mentes Brilhantes desvenda o trabalho dos precursores do cinema no episódio desta segunda(25), às 16h30, na TV Brasil. A animação mistura ciência e magia de forma lúdica para mostrar a importância dos irmãos Lumière e do ilusionista George Méliès para o desenvolvimento da sétima arte.

Uma grande câmera chamada "Cinematógrafo" foi a primeira capaz de capturar e, em seguida, projetar imagens em movimento. Com esta invenção, os irmãos Louis e Auguste Lumière conseguiram capturar o tempo. Os engenheiros eram filhos do industrial e fotógrafo Antoine Lumière.

Sob a batuta do Barão de Munchhausen, Mentes Brilhantes evidencia a contribuição dos irmãos franceses para a indústria do entretenimento, apesar de, em um primeiro momento, eles acreditarem somente no uso científico do aparelho.

Enquanto isso, um mago chamado George Méliès inventou efeitos especiais, e graças a eles, o cinema tornou-se um show incrível. Méliès nasceu em 1861 e depois de se tornar um dos mais famosos mágicos ilusionistas da França, virou também o criador do primeiro filme de ficção científica da história, o clássico “Viagem à Lua” (1902).

Inventor do “stop-motion”, a filmagem quadro-a-quadro que dá movimento a objetos inanimados e é usada até hoje, Méliès realizou mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico do continente europeu.

Serviço
Mentes Brilhantes – segunda-feira (25), às 16h30, na TV Brasil

Compartilhar: