Retratos de Fé aborda a União do Vegetal, fundada no Brasil nos anos 1960

Publicado em 15/04/2016 - 16:06
Praticantes dessa tradição espírita comungam o chá hoasca - também conhecido como ayahuasca

A série Retratos de Fé entrevista líderes e praticantes da tradição religiosa União do Vegetal nesta sexta (15), às 18h30, na TV Brasil. Fundada no país em 1961 por José Gabriel da Costa, conhecido como Mestre Gabriel, essa sociedade espírita busca promover a paz e trabalhar pela evolução do ser humano em prol de seu desenvolvimento espiritual.

O mestre representante Rodrigo Polignano, da cidade de Araçariguama, em São Paulo, explica os fundamentos da religião. "A União do Vegetal é um centro espírita beneficente de caráter cristão reencarnacionista, em que a gente comunga o chá hoasca nos nossos rituais religiosos". O chá - também conhecido como ayahuasca - é feito a partir da folhas da chacrona e do cipó-mariri.

Rodrigo também fala que os praticantes da União do Vegetal acreditam na existência de um Deus, de um ser supremo que é o criador de tudo, e na vinda de Jesus, filho de Deus. O chá hoasca é utilizado para "facilitar a concentração mental. E dentro de um estado de concentração poder ter um estado de consciência ampliado e poder perceber a realidade, a presença desse ser superior", conta o mestre representante.

José Luiz de Oliveira, Mestre do Conselho da União do Vegetal que mora em Planaltina, no Distrito Federal, também destaca a importância do uso do chá. "Nós temos todo um respeito na preparação desse chá. Porque nós estamos preparando esse chá pra fazermos a comunhão com Deus. Assim como o católico tem a hóstia consagrada, que ele faz a comunhão com Deus, a nossa comunhão é com esse chá", ensina.

O chá é consumido durante os rituais, também chamados de sessões de escala. "Aqui na União do Vegetal a gente tem regularmente as sessões de escala, que são duas vezes por mês, nos primeiros e terceiros sábados de cada mês. É quando a gente comunga o vegetal", diz Carolina Condé Marques, sócia do núcleo Rei Salomão de Betim, em Minas Gerais.

Serviço
Retratos de Fé – sexta-feira (15), às 18h30, na TV Brasil

Compartilhar: