Para comemorar os 60 anos de vida e as quatro décadas de trajetória artística, o músico Zé Renato participa do Sem Censura desta quarta (6), às 17h, ao vivo, na TV Brasil. O querido cantor e compositor, aniversariante da última sexta-feira, conversa com a jornalista Leda Nagle sobre o lançamento de uma caixa com gravações da década de 1980 que incluem seus dois primeiros LPs em carreira solo e participações em discos de outros artistas.
Na entrevista, Zé Renato conta histórias de sua carreira musical, recorda grandes sucessos e comenta o projeto do box “Anos 80”. O artista ainda promete dar uma canja com hits da sua obra. A trajetória no universo das artes começou ainda estudante quando, na década de 1970, participou de festivais de música na escola. Zé Renato integrou o grupo Cantares e fez um compacto duplo, pelo projeto "Vitrines" da Funarte, em 1978.
No ano seguinte, despontou com o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, formado por nomes como Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro. Juntos, gravaram diversos álbuns. O cantor e compositor trilhou percurso solo em paralelo ao seu trabalho com o grupo e participou de muitos projetos musicais individualmente.
Os dois LPs contemplados no box atual rementem aos seus primeiros discos em carreira solo: "A fonte da vida"`(1982) e "Luz e mistério" (1984). Com muita sensibilidade, o intérprete marcou época e foi regravado para vários artistas. Os trabalhos mais recente da obra de Zé Renato homenageiam grandes nomes da música popular brasileira. Os discos foram dedicados ao repertório de ícones como Sílvio Caldas, Zé Keti e Noel Rosa.
Ainda nesta quarta-feira, a apresentadora Leda Nagle bate um papo com o também jornalista Fernando Molica sobre o romance “Uma selfie com Lenin”. O experiente profissional já escreveu outras seis publicações, sendo cinco romances e um livro de não ficção. Finalista do Prêmio Jabuti em duas ocasiões, o escritor assina uma coluna diária em um jornal carioca.
O Sem Censura ainda conta com a presença do pneumologista Carlos Alberto Costa de Barros Franco que vai abordar as causas, sintomas e tratamentos da gripe H1N1.
Serviço:
Sem Censura – quarta-feira (6), às 17h00, na TV Brasil.