Animação Mentes Brilhantes explica, de forma lúdica, a origem da Tabela Periódica

Publicado em 05/05/2016 - 18:25 e atualizado em 05/05/2016 - 18:28
Série mostra a obra do químico e físico russo Dmitri Mendeleev

No episódio da série Mentes Brilhantes desta quinta (5), às 17h, na TV Brasil, a animação apresenta o trabalho do químico e físico russo Dmitri Mendeleev, criador da primeira versão da tabela periódica. De maneira lúdica, o personagem lembra que só a química pode explicar como a matéria é formada combinando elementos diferentes da natureza.

Dmitri Mendeleev (1834-1907) tornou-se um dos maiores gênios da história graças a sua análise relacionada à periodicidade dos elementos químicos. Ele estudou as propriedades dos elementos e suas massas atômicas, anotou e reuniu as informações sobre os elementos conhecidos na época.

O pesquisador criou um cartão para cada um dos 63 elementos conhecidos. Conforme observava alguma semelhança, Mendeleev mudava a posição desses cartões. Cada um deles continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas. Colocando-os numa mesa, organizou-os em ordem crescente de massas atômicas, agrupando-os em elementos de propriedades semelhantes. Assim, ele formou a tabela periódica.

A trama de Mentes Brilhantes mostra que o protagonista da série, o Barão de Munchhausen, quer se tornar rico, fazendo seu próprio ouro. Para alcançar tal objetivo, ele utiliza um conjunto de instruções da alquimia antiga em que mistura elementos explosivos com metais fundidos. Para evitar maiores estragos, Mendeleev ensina qual é a origem da matéria e mostra como lidar com os diferentes elementos químicos da natureza.

Serviço
Mentes Brilhantes – quinta-feira (5), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: