Documentário resgata o legado e a trajetória da nadadora Maria Lenk

Publicado em 27/05/2016 - 13:16 e atualizado em 03/06/2016 - 16:23

Primeira mulher sul-americana a competir em Jogos Olímpicos, a nadadora paulista Maria Lenk realizou o feito na competição de Los Angeles em 1932. A série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro destaca o legado e a trajetória da atleta neste sábado (28), às 15h, na TV Brasil.

Maria Lenk jamais conquistou uma medalha, porém foi a responsável pela introdução do nado borboleta nos Jogos Olímpicos de Berlim quatro anos depois em 1936. Em sua carreira alcançou conquistas históricas: foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial, fez travessias que marcaram época e obteve inúmeros títulos relevantes.

Dirigido por Iberê Carvalho, o documentário "Maria Lenk – a essência do espírito Olímpico" reúne depoimentos inéditos da nadadora. A produção resgata episódios marcantes da biografia de Maria Lenk que faleceu de parada cardíaca enquanto nadava na piscina do Parque Aquático do Flamengo, em 2007, aos 92 anos.

Ficha técnica
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Iberê Carvalho.  Duração: 26 min. Classificação Indicativa: Livre

Serviço
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – "Maria Lenk – a essência do espírito Olímpico" – sábado (28), às 15h, na TV Brasil

Compartilhar: