Mentes Brilhantes acompanha descobertas de Isaac Newton nesta terça (3)

Publicado em 03/05/2016 - 14:53
Animação revela, de maneira lúdica, como cientista enxergava as forças do Universo

Com uma trama lúdica de suspense, o episódio da série Mentes Brilhantes desta terça (3), às 17h, na TV Brasil, apresenta a lei da gravitação universal e as três leis de Newton que fundamentam a mecânica clássica.

Conduzida pelo Barão de Munchhausen do palco de um teatro vitoriano, a animação destaca grandes criações e descobertas da humanidade. A cada semana, o protagonista recebe um convidado ilustre para revelar inventos que misturam ciência e ilusionismo. Neste episódio, Isaac Newton se aventura no espaço para provar o resultado de seus estudos.

O Barão criou uma enorme máquina de relojoaria com funções de marcar o tempo para o Universo. No entanto algo vai muito mal: as engrenagens começam a falhar e a máquina está a ponto de explodir. Para proteger o teatro, Isaac Newton aparece com uma peça que pode salvar o local de um desastre iminente. Aliás, ele transforma o teatro em um enorme foguete onde ingressa com o Barão e sua assistente Betty rumo às estrelas.

No episódio desta semana, os personagens embarcam numa viagem estelar para mostrar como o homem descobriu a gravidade e as leis do movimento, criou a ótica e reinventou a matemática. Cientista, físico e astrônomo, Isaac Newton também foi alquimista, filósofo natural, matemático e teólogo.

A série da TV Brasil explica como Newton construiu o primeiro telescópio refletor operacional e desenvolveu a teia das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível. O cientista também formulou uma lei empírica de resfriamento e estudou a velocidade do som. Newton deixou de herança para a humanidade estudos para transformar metais em ouro e uma lista de criações que costumava anotar em seus cadernos.

Serviço
Mentes Brilhantes – terça-feira (3), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: