Mentes Brilhantes explica as descobertas de Albert Einstein

Publicado em 06/05/2016 - 16:35 e atualizado em 06/05/2016 - 16:36
Animação mostra como físico lidava com assuntos como luz, espaço e tempo

A série Mentes Brilhantes destaca as teorias desenvolvidas pelo físico Albert Einstein nesta sexta (6), às 17h, na TV Brasil. Ao combinar de uma forma lúdica ciência e ilusionismo, a animação esclarece as principais descobertas na carreira científica do genial cientista.

Neste episódio, o Barão de Munchhausen converte o teatro vitoriano de onde apresenta o programa em uma discoteca de arregalar os olhos. Todo mundo se balança com a música e a iluminação. Eis que entra em cena Albert Einstein, montado numa nuvem de fótons, para discorrer sobre a essência da própria luz.

Mais célebre cientista do século XX, Einstein propôs a teoria da relatividade que é considerada um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. O físico alemão criou a fórmula de equivalência massa-energia: E=mc² — que já foi inclusive chamada de "a equação mais famosa do mundo".

Einstein foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 em razão de suas contribuições à física teórica. O título também foi um reconhecimento por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico; conteúdo fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

Nascido na Alemanha, Einstein apresentava dificuldades na fala aos três anos de idade. Aos seis, o futuro cientista aprendeu a tocar violino, instrumento que o acompanhou ao longo de toda vida. Ainda jovem, o físico se mudou para a Suíça, país que lhe concedeu cidadania anos após renunciar à pátria alemã.

Einstein tornou-se famoso mundialmente e um sinônimo de inteligência. As descobertas do pesquisador provocaram uma verdadeira revolução do pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências. O gênio decidiu radicar-se no Estados Unidos em 1933, país em que viveu até a morte.

Serviço
Mentes Brilhantes – sexta-feira (6), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: