Série da TV Brasil explica a ciência dos terremotos com linguagem lúdica

Publicado em 04/05/2016 - 16:01 e atualizado em 04/05/2016 - 16:03
Animação mostra como o inventor chinês Zhang Heng desenvolveu o sismógrafo

A origem do primeiro sismógrafo do mundo é tema do episódio da série Mentes Brilhantes desta quarta (4), às 17h, na TV Brasil. Do modo lúdico e criativo, a animação revela o uso do equipamento desenvolvido pelo astrônomo e matemático Zhang Heng para detectar os movimentos do solo. Com o invento, a ideia do chinês era evitar que mais áreas fossem devastada por desastres naturais.

A animação analisa como surgiram invenções que mudaram o rumo da humanidade sob a perspectiva do Barão de Munchhausen direto do palco de um teatro vitoriano. A cada semana, o protagonista traz uma personalidade para falar sobre descobertas que mesclam ciência e ilusionismo. Neste episódio, Zhang Heng conduz o espetáculo na China do século 2 da era cristã.

Na trama, um terremoto afeta toda a cidade e o público do teatro fica com medo. O Barão e sua assistente Betty apresentam um cavalheiro, vestido com trajes tradicionais chineses, que os acalma. O cientista conta que esses tremores vão passar logo.

Zhang Heng não acreditava nos boatos supersticiosos sobre os terremotos. Na verdade, ele achava que esses eventos eram fenômenos naturais e dedicou boa parte de sua vida a estudá-los. Observador, ele registrava todos os tremores e buscava examinar as causas. Depois de anos de análise e testes, produziu no ano 132 um aparelho sofisticado para a época, considerado o primeiro sismógrafo do mundo.

Ele também inventou a primeira esfera armilar movida a água para auxiliar a observação astronômica, melhorou a marcha dos relógios de água e os cálculos antigos sobre o valor de pi, além de documentar cerca de 2.500 estrelas e batizar cerca de 320 no seu extenso almanaque sideral.

Serviço
Mentes Brilhantes – quarta-feira (4), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: