Depressão é o tema do Caminhos da Reportagem desta quinta (16)

Publicado em 16/06/2016 - 16:02
Programa mostra como as pessoas podem reagir e enfrentar os efeitos da doença

O programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil investiga de que forma a depressão se manifesta quimicamente no corpo humano nesta quinta (16), às 22h. Como diferenciar o transtorno depressivo de uma tristeza profunda? Por que duas pessoas podem viver uma mesma situação de dor e apenas uma delas desenvolver depressão? Essas e outras questões são esclarecidas na matéria especial desta semana.

A doença, que atinge uma em cada quatro pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pode levar à morte. "A depressão é a maior causa de suicídios. No Brasil, nós temos 12 mil suicídios por ano", alerta o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva.

Como a depressão afeta os familiares e amigos de vítimas fatais da doença? Em 2013, o baixista da banda Charlie Brown Jr., conhecido como Champignon, faleceu aos 35 anos por causa da depressão, deixando a esposa – a cantora Cláudia Bossle –, então grávida de 5 meses. "Não cabe só a médico, psicólogo, enfermeira. Cabe a todos da sociedade. As pessoas precisam saber como prevenir, como ajudar", destaca.

"A gente tem que se preparar porque, em alguma época da vida, a gente vai perder alguém que a gente ama", afirma Cláudia Bossle ao explicar que um dos motivos da depressão do marido, Champignon, foi a perda do amigo Chorão, ambos músicos do mesmo grupo.

A depressão pode estar associada a outras doenças, como o transtorno bipolar, em que o portador oscila entre fases de profunda depressão e de euforia. A engenheira Viviane Vaz recorreu a vários tratamentos para estabilizar os impulsos e hoje ajuda outros pacientes a controlarem a bipolaridade.

"Quando eu entendi que tinha que melhorar o meu estilo de vida, ter uma vida mais saudável, não ficar me fazendo de vítima, ver que eu podia tomar rédea da minha vida, então eu fui fazendo várias mudanças pra ter uma vida mais saudável: acupuntura, ioga...", relata a engenheira que criou um blog com dicas para combater a bipolaridade.

A depressão pode se manifestar em diversas etapas, da infância à terceira idade. Celebridades, como o humorista Chico Anysio, admitem ter tido uma vida mais produtiva somente porque romperam com o preconceito e buscaram o apoio de psiquiatras e psicólogos. O programa resgata imagens de arquivo do comediante. "A importância da psiquiatria, no meu caso, é vital como o ar. Se não fosse isso, eu não teria conseguido fazer 20% do que eu fiz.", declarou Chico Anysio no material de acervo, ao revelar que passou 24 anos de sua vida se tratando de uma forte depressão.

Da eletroconvulsoterapia, passando por medicamentos antidepressivos, sessões de psicologia até a acupuntura, ioga, jardinagem e danças circulares, o Caminhos da Reportagem mostra como as pessoas desenvolvem formas de pôr fim à chamada "dor da alma".

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (16), às 22h, na TV Brasil

Compartilhar: