Estúdio Móvel debate a realidade indígena no Brasil com especialistas no tema

Publicado em 06/06/2016 - 18:46
Carlos Fausto fala de sua experiências com a fotografia da vida indígena

Como as histórias dos índios são contadas? Qual a imagem que se construiu dos índios no país? Para analisar essas questões, o Estúdio Móvel recebe o cineasta Carlos Fausto e o documentarista Vincent Carelli para um papo com a apresentadora Liliane Reis nesta segunda (6), às 20h50, na TV Brasil.

Enquanto alguns procuram o conforto das casas modernas e o brilho das luzes das grandes cidades, eles preferem empregar o seu tempo visitando locais remotos no interior do país para conhecer melhor a vida indígena. Os antropólogos contam para Liliane Reis que trazem de cada aldeia visitada, um pouco da própria história e resgatam os costumes dessas civilizações remotas.

Carlos Fausto e Vicent Carelli explicam o que leva um profissional da fotografia e da imagem a deixar para trás a vida confortável da cidade grande e dedicar seu tempo e talento, para fotografar a vida indígena.

Durante a entrevista, Carlos Fausto lembra que atua há quase 30 anos nas questões relacionadas aos povos indígenas. Ele revela para Liliane Reis a recente experiência na sétima arte nesse segmento. Fausto foi um dos diretores do longa documental “As Hiper Mulheres” no Alto-Xingu. A produção foi premiada em vários festivais de cinema no país.

Já o cineasta Vincent Carelli, antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, criou o projeto Vídeo nas Aldeias que forma novos cineastas nas tribos indígenas. Ele também é o diretor responsável pelo premiado documentário “Corumbiara”.

Serviço:
Estúdio Móvel – segunda-feira (6), às 20h50, na TV Brasil.

Compartilhar: