A partida do Estúdio Móvel desta segunda (20), às 20h50, na TV Brasil, é por meio da bola de futebol. O programa mostra como a arte e o esporte podem estar relacionados de diversas formas unindo talento e inovação.
Para abordar o tema, a apresentadora Liliane Reis recebe o artista plástico Felipe Barbosa e traz para a cena a criatividade dos campos do atleta Silas Verdan com o gingado do futebol freestyle. Os convidados mesclam a plástica da habilidade com a bola para discutir o futebol-arte e a arte do futebol.
Ressignificar objetos do cotidiano é uma das atividades do artista plástico Felipe Barbosa através de sua arte concreta. As obras voltadas para o futebol, mais especificamente em trabalho com bolas, já foram inclusive parar no Museu do Esporte em Lausanne, na Suíça.
“A bola de futebol tem sido meu material de trabalho nos últimos anos. É minha palheta de tintas. É um espaço onde consigo exercitar minha criatividade, investigar novos formatos e possibilidades, sem descaracterizar a bola. Quero que as pessoas saibam que é uma bola de futebol apresentada de outra maneira”, explica Felipe Barbosa que há 12 anos utiliza a pelota em sua obra.
Quanta gente já sonhou em um dia ser um craque de futebol e ganhar milhões em contratos? Quantos jovens já passaram a infância correndo atrás da bola em campinhos das periferias, ao mesmo tempo brincando, treinando e esperando uma chance de mostrar seu talento?
O Estúdio Móvel mostra que não são todos que conseguem alcançar a carreira como jogador, mas há outras variações que o manejo da bola permite como comprova Silas Verdan. O jovem de 24 anos apresenta os malabarismos que é capaz de fazer com uma bola pelas ruas da cidade.
Serviço:
Estúdio Móvel – segunda-feira (20), às 20h50, na TV Brasil.