Programa Especial apresenta culinária e história portuguesa

Publicado em 24/06/2016 - 16:21
Atração visita um castelo medieval e mostra receitas tradicionais do país

A culinária e a história de Portugal são o tema do Programa Especial deste sábado (25), às 12h30, na TV Brasil. Lá, o repórter Zé Luiz Pacheco visita um castelo em Sintra enquanto Fernanda Honorato aprende alguns pratos típicos do país.

A repórter Fernanda Honorato, que tem síndrome de Down, conheceu o projeto Down Cooking. A iniciativa ensina culinária para pessoas com síndrome de Down e tomou como base o projeto Chefs Especiais, de São Paulo, idealizado por Simone Berti. Ela transmitiu seu know-how a Orquidea Silva, que implementou o Down Cooking em Portugal e fala sobre a experiência.

“O que sentimos é que eles aprendem a ser autônomos na cozinha, conseguem muitas vezes ajudar os pais em tarefas na cozinha e, depois, quando decidem viver sozinhos e ter outra vida, conseguem realmente fazer algo na sua própria casa”, relata Orquidea. “Gostaria de ajudar no sentido de que eles possam, além de aprender aqui conosco, conseguir empregos e seguir uma carreira na cozinha.”

Em Sintra, o repórter Zé Luiz Pacheco vai até o Castelo dos Mouros e conhece um pouco mais da cultura portuguesa. Doutoranda em acessibilidade nos parques, Carolina Martins explica as adaptações para pessoas com deficiência implementadas no Castelo. De acordo com ela, o Castelo não era indicado a pessoas com mobilidade reduzida. Havia trechos íngremes, pavimento irregular, lances de escada e não era possível fazer alterações sem pôr em risco o patrimônio histórico do local.

“A utilização do equipamento de tração permite que qualquer pessoa em cadeira de rodas percorrer percursos com inclinação de até 20%, o que para nós, no caso de todos os parques, inclusive o Castelo dos Mouros, foi muito importante. Através das estruturas rampeadas, é possível acessar todos esses espaços”, explica Carolina.

Em 2013, no primeiro ano após as mudanças na acessibilidade, o Castelo teve um aumento de 19% no número de visitantes com deficiência. Em 2015, o aumento foi de 23%. “Ninguém imagina que um local que foi concebido para ser inacessível (o Castelo dos Mouros) pudesse de alguma forma ser acessível”, brinca.

Serviço:
Programa Especial – sábado (25/6), às 12h30, na TV Brasil.

Compartilhar: