Animação revela protagonismo feminino nas ciências com descobertas de Marie Curie

Publicado em 20/07/2016 - 12:38
Série Mentes Brilhantes mostra o reconhecimento da polonesa com o Prêmio Nobel duas vezes

Primeira mulher a ser laureada com o Prêmio Nobel, Marie Curie ganha destaque no episódio de Mentes Brilhantes desta quarta (20), às 17h, na TV Brasil.

De modo lúdico e criativo, a animação apresenta a trajetória da cientista polonesa que foi a primeira pessoa a ser reconhecida duas vezes com o Nobel. A série mescla ciência e ilusionismo para explicar as maiores invenções da humanidade.

Em 1903, Marie Curie dividiu a comenda no ramo da Física, com o marido Pierre Curie e com Henri Becquerel, pelas descobertas no campo da radioatividade. Oito anos depois, em 1911, conquistou outro Nobel, desta vez o de Química ao descobrir os elementos químicos rádio e polônio.

Na trama desta quarta, a produção explica como os estudos de Marie sobre raios invisíveis ajudou a quebrar o modelo da época, que mantinha as mulheres como prisioneiras em casa. O programa revela os sacrifícios feitos em nome da ciência e da busca pela igualdade. A animação é conduzida pelo Barão de Munchhausen com sua assistente Betty do palco de um teatro vitoriano.

Depois de receber o segundo Nobel, Marie Curie passou a pesquisar as aplicações da radioterapia na medicina. A polonesa, que tinha naturalização francesa, foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde obteve seu Doutorado e sucedeu o marido como Chefe do Laboratório de Física.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a cientista fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade e montou unidades móveis de raio X com a ajuda de sua filha Irene que em 1935 foi reconhecida com o Prêmio Nobel de Física. Marie faleceu um ano antes por conta de uma leucemia causada pela exposição à radiação.

Serviço
Mentes Brilhantes – quarta-feira (20), às 17h, na TV Brasil

Compartilhar: