Arte do Artista apresenta a dramaturgia experimental com a performer Eleonora Fabião

Publicado em 05/07/2016 - 15:51 e atualizado em 05/07/2016 - 16:10
A artista conta histórias registradas no livro "Ações"

O que é performance? A artista Eleonora Fabião é a convidada de Aderbal Freire-Filho no programa Arte do Artista desta terça (5), à meia-noite, na TV Brasil. Durante a entrevista, o diretor teatral confere as impressionantes performances da artista convidada que comenta sobre as dramaturgias do corpo e os rumos gerais da dramaturgia experimental contemporânea. Eleonora Fabião explica ainda por que escolheu a rua como palco.

Ela explica para o apresentador o que há de essencial no seu tipo de arte. “A ideia de 'quebra' é muito interessante para a performance. Quebra da norma, quebra do hábito, quebra da mecânica comportamental”, defende a artista performática. 

Eleonora Fabião mostra as várias performances que já fez e estão registradas no livro “Ações”, publicação repleta de fotos da dinâmica que ela desenvolve no espaço público. “‘Ações’ foi feito para ser dado, recebido, trocado, perdido, achado, perdido de propósito, doado, presenteado, emprestado, passado adiante. Nem vendido nem comprado”, relata a autora.

Além de usar o movimento do corpo para criar as suas performances, ela exalta a importância da palavra para a realização da sua arte. Segundo a artista, os textos escritos para o seu livro ‘Ações’, que traz uma coletânea de suas performances, são mais do que apenas uma descrição da sua arte. As palavras registradas na obra são parte da performance, pois foram criadas de maneira colaborativa com as pessoas que participam dos seus trabalhos. 

Doutora em Estudos da Performance pela New York University e coordenadora do curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a professora também conta histórias curiosas que vivenciou na sua trajetória artística.

Performances “Converso sobre qualquer assunto” e “Troco tudo” 

Empunhando um cartaz com os dizeres “Converso sobre qualquer assunto”, Eleonora Fabião convidava pessoas nas ruas a se sentarem em frente a ela e iniciarem um bate-papo. A performance da artista carioca criava um local de troca de histórias de vida.

Sentada frente a frente com Aderbal Freire-Filho, Eleonora ressalta a necessidade da conversa. A artista conta que durante a performance as pessoas que sentavam na cadeira depois convidavam outros transeuntes a participarem do diálogo também. 

Para terminar esta edição do Arte do Artista, a performance “Troco tudo” é revivida no programa. Aderbal e Eleonora trocam de roupa, trazendo o espírito verdadeiro da performance de rua para a telinha da TV Brasil.

Serviço: 
Arte do Artista – terça-feira (5), à 0h00, na TV Brasil.

 

Compartilhar: