Expedições visita o procurado Parque Estadual de Ibitipoca em Minas Gerais

Publicado em 15/07/2016 - 15:10
Programa revela os encantos da natureza que atraem turistas para a unidade de conservação

Na edição deste sábado (16), o programa Expedições vai até a zona da mata mineira conhecer um dos mais belos lugares do país: o Parque Estadual de Ibitipoca. A aventura que mostra as belezas naturais da Unidade de Conservação vai ao ar às 16h, na TV Brasil.

Dirigida por Lucas Saldanha Werneck, a equipe da atração formada pela jornalista Aline Dale, pelo cinegrafista Fábio Serfaty e pelo biólogo e fotógrafo Rodrigo Serrado, percorre a área com mais de 1500 hectares onde é desenvolvido o Plano de Ação Nacional para Conservação do Lobo-Guará no Brasil.

O Parque Estadual de Ibitipoca é considerado uma preciosidade pelos geólogos tal é a sua riqueza. Além da grande concentração de quartzo e da perereca Hyla Ibitipoca, as espécies botânicas típicas dessa serra atraem especialistas do mundo todo. Durante o programa, o trio de expedicionários conhece as características da fauna e da flora do parque.

A viagem por terras mineiras inclui, também, um banho na cachoeira Janela do Céu, um passeio ao Pico da Lombada, e um mergulho no Lago das Miragens, algumas das principais atrações do parque que reúne mais de 40 grutas, cachoeiras, cânions e mirantes.

A palavra tupi-guarani ‘ibitipoca’ significa “Serra que estoura” ou “Serra estourada”, devido à grande incidência de descargas elétricas ou à grande quantidade de grutas. Criado hpa 43 anos, em 4 de julho de 1973, o parque ocupa o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. A unidade de conservação está no local onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul e é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Serviço:
Expedições – sábado (16), às 16h00, na TV Brasil.

Compartilhar: