Mentes Brilhantes apresenta descobertas de Thomas Edison e Nikola Tesla

Publicado em 13/07/2016 - 16:36
Animação explica a história dos sistemas de corrente elétrica de forma lúdica

As pesquisas dos cientistas Thomas Edison e Nikola Tesla no campo da energia elétrica ganham destaque na série Mentes Brilhantes nesta quarta (13), às 17h, na TV Brasil. A produção mescla ciência e animação para revelar as divergências entre os inventores.

Sob a liderança do Barão de Munchhausen direto do palco de um teatro vitoriano, o programa mostra as criações que mudaram o rumo da humanidade. Numa noite de tempestade, as luzes do teatro se apagam. A escuridão domina todos os cantos do local. Formas e sombras de aparência estranha estão por toda parte.

A assistente Betty sugere ao Barão pedir a ajuda do homem que inventou a lâmpada elétrica, a fim de restaurar a luz. Thomas Edison aparece e encanta a plateia com sua coleção de invenções. Mas, nem mesmo o empreendedor americano pode lidar com a visita inesperada que ameaça arruinar o espetáculo: o visionário Nikola Tesla.

E agora? Qual dos dois foi mais incrível? O cientista sérvio Nikola Tesla foi um dos maiores gênios que a humanidade já conheceu. Brilhante e excêntrico, ele foi o autor de invenções que permitiram o uso da energia como a sociedade emprega hoje e o desenvolvimento dos sistemas de comunicação em massa.

Já seu inimigo e ex-chefe, o americano Thomas Edison, foi o inventor da lâmpada elétrica, do fonógrafo e da imagem em movimento. Os dois gênios travaram uma disputa na década de 1880, sobre qual sistema elétrico iria alimentar o mundo: o de corrente contínua de Edison ou o de corrente alternada de Tesla.

Em certa ocasião, Edison teve a infeliz ideia de eletrocutar animais, dentre eles uma elefanta Topsy, para convencer o público dos perigos da corrente alternada. A situação é lembrada durante este episódio da série Mentes Brilhantes.

Serviço
Mentes Brilhantes – quarta-feira (13), às 17h00, na TV Brasil

Compartilhar: