Mentes Brilhantes confronta Santos Dumont e irmãos Wright nesta sexta (15)

Publicado em 15/07/2016 - 15:08
Série apresenta as divergência de inventores que se definem como pais da aviação

A animação Mentes Brilhantes mostra a controvérsia entre Santos Dumont e os irmãos Wright sobre a invenção dos primeiros protótipos do avião no episódio desta sexta (15), às 17h, na TV Brasil.

A série revela a pesquisa do brasileiro Alberto Santos Dumont para o estudo de dispositivos aerodinâmicos como o balão. De modo lúdico, Mentes Brilhantes explica como funcionam as forças que atuam sobre os corpos, o fluxo de gás e o volume que ocupa com o aumento da temperatura. As investigações e contribuições dos irmãos Wright para o desenvolvimento tecnológico da área também são apresentadas pela produção.

Ao mesclar ciência e dramaturgia, o programa analisa como surgiram invenções que mudaram o rumo da humanidade sob a perspectiva do Barão de Munchhausen direto do palco de um teatro vitoriano. A cada semana, o protagonista traz uma personalidade para falar sobre essas descobertas.

Alberto Santos Dumont aparece no palco em um balão de ar quente e leva todos para uma viagem sob os céus de Paris. A plateia aprende sobre os princípios de flutuar no ar e participam da criação do primeiro dirigível, o Nº 1. Lá, o aviador demonstra como objetos mais leve do que o ar podem ficar suspensos, como bolhas na água.

Enquanto isso, na América do Norte, os irmãos Wrigth trabalham no Flyer. Eles estão prestes a enfrentar o desafio de voar com um aparelho mais pesado que o ar, mas Santos Dumont, no 14-Bis, os supera em um voo que não necessitou de trilhos nem de catapulta para impulsionar o voo da aeronave.

Serviço:
Mentes Brilhantes – sexta-feira (15), às 17h, na TV Brasil.

Compartilhar: