Mentes Brilhantes mostra as descobertas do físico italiano Galileu Galilei

Publicado em 21/07/2016 - 16:13
Série apresenta pesquisas do astrônomo que mudaram o rumo da humanidade

As principais descobertas do físico italiano Galileu Galilei, personalidade marcante da história para a revolução científica, ganham as telas da TV Brasil nesta quinta (21), às 17h, na animação Mentes Brilhantes.

O programa explica, de modo lúdico, como o astrônomo desenvolveu as ideias precursoras da mecânica newtoniana, aprimorou o telescópio e defendeu o heliocentrismo. Considerado como o "pai da ciência moderna", Galileu também foi um dos responsáveis pela método científico em oposição à metodologia aristotélica.

A série é apresentada pelo Barão de Munchhausen do palco de um teatro vitoriano e, neste episódio, mostra que o anfitrião não entende o motivo pelo qual Galileu está agindo de forma moderada, procurando razões para não revelar os segredos de suas descobertas maravilhosas. Por insistência da assistente Betty, Galileu começa a relatar como chegou a criações surpreendentes sobre a Terra e o Sol.

Na trama, Galileu conta que melhorou o telescópio, instrumento que utiliza para observar o céu. Assim se confirma uma das descobertas mais impressionantes que vão mudar a história da humanidade para sempre: não é o Sol que gira na orbita ao redor da Terra, mas sim a Terra - em conjunto com os outros planetas - que percorrem o espaço na órbita em torno do Sol.

O personagem histórico também lembra dos problemas com a Inquisição razão que o levou a evitar abordar o assunto antes. Galileu defendeu as ideias heliocêntricas perante o Tribunal do Santo Ofício e foi condenado a retratar-se publicamente negando suas teorias. O filósofo consegue modificar a pena para prisão domiciliar.

Serviço