Surf e dança a serviço da inclusão em Portugal

Publicado em 15/07/2016 - 15:12
Programa Especial acompanha iniciativas para pessoas com deficiência

Na sequência da série de programas em Portugal, o Programa Especial destaca como o surf e a dança contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência neste sábado (16), às 12h30, na TV Brasil. A atração mostra uma aula de surf adaptado e o trabalho de uma companhia de dança inclusiva.

Em Carcavelos, na região da Cascais, o repórter José Luiz Pacheco, que é cadeirante, conhece um projeto de surf para pessoas com deficiência. Ele, inclusive, participa de uma aula na orla e se arrisca em um equipamento adaptado nas águas.

"A iniciativa surgiu, principalmente, da vontade das pessoas com deficiência de ir ao mar. Essa atividade não se fazia na Europa. A primeira vez foi aqui nesta praia. A partir daí, começamos a fazer crescer o movimento e já colocamos mais 1,3 mil pessoas com deficiência a surfar", explica Nuno Vitorino, presidente da Associação Portuguesa de Surf Adaptado.

Ainda em Portugal, Fernanda Honorato e Zé Luiz Pacheco visitam a companhia de dança CIM, que começou com um convite feito por uma ONG da França para participarem de um evento de dança. Como não tinham experiência no trabalho para pessoas com deficiência, reuniram uma série de jovens com paralisia cerebral, que gostaram da ideia e queriam prosseguir.

O diretor-geral do projeto, Antônio Roque, fala sobre essa experiência que deu início a Companhia Integrada Multidisciplinar. "O que eles acharam importante não foi tanto o fato de ter ido desfilar, foi o processo de construção do espetáculo, ou seja, os ensaios. Ele queriam continuar a ensaiar, então continuamos as atividades", conta. Pouco tempo depois, a companhia já montava sua primeira apresentação, ao ar livre.

Serviço:
Programa Especial – sábado (16), às 12h30, na TV Brasil.

Compartilhar: