Referência na indústria fonográfica brasileira, André Midani é o convidado de Aderbal Freire-Filho no programa Arte do Artistadesta segunda (19), às 21h40, na TV Brasil. O executivo teve papel fundamental na trajetória de inúmeros artistas da música nacional nos últimos 60 anos.
Com realizações importantes na história da MPB, o profissional esteve à frente da indústria fonográfica em seu período áureo. Hoje, neste momento de transformação que tem o formato mp3 como protagonista, André Midani divulga histórias de bastidores no livro "Música, Ídolos e Poder – do vinil ao download", que o autor disponibilizou gratuitamente em seu site.
Na obra, Midani revela curiosidades sobre processos gerenciais e artísticos que alçaram ao estrelato artistas como Gilberto Gil, Nelson Gonçalves, Belquior, entre tantos outros. As memórias e a obra de Midani dão o tom deste Arte do Artista. Por sua trajetória no ramo, o profissional já foi homenageado em diversas oportunidades.
Desde a década de 1950, o executivo trabalha na indústria fonográfica. Ao longo de tantos anos, Midani testemunhou diversos avanços tecnológicos no processo de gravação e mixagem de áudio.
Em visita ao programa da TV Brasil, ele conversa com Aderbal Freire-Filho sobre os equipamentos que viu em sua última ida a um estúdio de gravação na cidade de Nova York: uma mesa de áudio enorme com muito mais de 48 canais de entrada e diversos recursos para ajustes na gravação. “Parecia uma mesa de satélite para viajar para Marte”, brinca Midani.
O profissional do mercado fonográfico também explica como era feita a edição analógica de áudio. Atualmente é possível gravar e editar um áudio usando até mesmo o celular. Há poucas décadas, no entanto, realizar qualquer mudança em uma gravação era bem diferente.
André Midani lembra como era feita a edição de áudio antes do computador: para alterar uma nota musical, era necessário encontrar uma outra igual em algum momento da gravação.
Depois era só fazer uma tarefa de corte e colagem, como o atalho “CTRL+C e CTRL+V” que as pessoas utilizam no computador e pronto.
Serviço:
Arte do Artista – segunda (19), às 21h40, na TV Brasil.
Arte do Artista – segunda (19) para terça (20), às 3h15, na TV Brasil.
Arte do Artista – sábado (24) para domingo (25), à 0h30, na TV Brasil.
André Midani conversa sobre indústria fonográfica com Aderbal Freire-Filho na TV Brasil
Publicado em 19/09/2016 - 12:34 e atualizado em 19/09/2016 - 13:33
Compartilhar: