Rapper Flávio Renegado solta a voz da periferia no Arte do Artista

Publicado em 26/09/2016 - 13:30 e atualizado em 26/09/2016 - 14:20
Artista usa ritmo e poesia para abordar diferentes causas

Funk, rap, reggae, hip hop e tantas outras manifestações musicais fundamentam o trabalho de Flávio Renegado, convidado de Aderbal Freire-Filho no programa Arte do Artista desta segunda (26), às 21h40, na TV Brasil. No decorrer do papo, o rapper apresenta poemas, opiniões, músicas, histórias de vida, com a força do pensamento que emerge hoje da periferia brasileira. "Sou o artista do povo que eu queria ser", declara.
 
Flávio Renegado lamenta que a sociedade insista em criar barreiras invisíveis entre as pessoas. É o morro e o asfalto, o rico e o pobre: cada um tem o seu 'lugar'. Nascido na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, o rapper instiga a todos a avaliar se estas fronteiras são realmente necessárias ou se são imposições que devem ser rejeitadas. "Quando você começa a quebrar este pensamento de que não pode e de que não deve, passa a ver o mundo sob outra perspectiva", pondera.
 
O rapper lembra com encanto a primeira vez em que andou de avião e teve a chance de apreciar a topografia de sua terra natal. Para Renegado, naquele momento ele conseguiu entender tudo o que a sua professora de geografia ensinava no colégio sobre Minas Gerais.
 
Na visão do artista, o aprendizado é fundamental para uma pessoa desenvolver a mente. Ainda segundo Flávio, o aprendizado só será efetivo quando aliar o conteúdo com a experiência, tornando o conhecimento algo próximo da realidade dos estudantes.
 
O cantor e compositor aproveita a visita ao Arte do Artista para falar sobre sua música e dar uma verdadeira aula de composição. Durante uma turnê de apresentações pelo país, o rapper aproveitava para lecionar oficinas de composição musical.
 
Flávio Renegado revive esse trabalho de professor no diálogo com Aderbal Freire-Filho e ensina um método para uma pessoa compor o seu primeiro rap. Segundo o músico, para começar é necessário escolher um tema. O próximo passo é entender o significado deste assunto, pesquisar textos relacionados e descobrir palavras que fazem parte do mesmo campo lexical.
 
Depois que já estiver repleto de ideias, é o momento de organizar os pensamentos em versos. "Um rap básico tem estrofe e refrão, depois estrofe e refrão de novo para acabar", sintetiza o convidado.
 
Serviço:
Arte do Artista – segunda (26), às 21h40, na TV Brasil.
Arte do Artista – segunda (26) para terça (27), à 3h15, na TV Brasil.
Arte do Artista – sábado (1) para domingo (2), à 0h30, na TV Brasil.
 

Compartilhar: