Documentário recorda drama de João do Pulo nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980

Publicado em 07/10/2016 - 12:56 e atualizado em 07/10/2016 - 14:07
Ídolo do esporte nacional, atleta foi prejudicado pelos juízes soviéticos na prova do salto triplo

Ídolo do esporte nacional, atleta foi prejudicado pelos juízes soviéticos na prova do salto triplo

Neste sábado (8), ao meio-dia, a TV Brasil apresenta o documentário "João do Voo: a história de uma medalha roubada" na série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. A produção sobre a trajetória de João do Pulo é centrada nas controvérsias da disputa do salto triplo em 1980, nos Jogos Olímpicos de Moscou, por causa da suspeita de favorecimento aos atletas da casa pelos juízes soviéticos.

Para traçar um panorama sobre a carreira de João do Pulo, o filme traz entrevistas com outros ex-atletas, adversários nas pistas, técnicos, médicos e comentaristas que ajudam a montar um painel sobre a breve trajetória deste ícone do esporte nacional. Participam do filme personalidades como os ex-atletas Zequinha Barbosa do atletismo, o cestinha Oscar Schmidt e o médico Osmar de Oliveira.

Eram tempos difíceis no Brasil. O país vivia numa ditadura militar, dos anos de chumbo para a abertura política, lenta e gradual, de Geisel. No mundo, imperava a guerra fria entre EUA e Rússia. O povo ansiava por liberdade e alegria. O país precisava desesperadamente de ídolos.

Foi nesse contexto social, econômico e político que surgiu João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. Garoto pobre que superou adversidades, ele teve uma vida curta, dura, mas intensa. Fenômeno do esporte mundial, João conquistou inúmeras medalhas. Foi detentor de um dos recordes de maior duração na história do atletismo e virou herói nacional.

Marcado pela falta de sorte, João perdeu sua grande oportunidade de ter uma medalha de ouro nos Jogos de Moscou, em 1980, vítima de uma das maiores fraudes na história do atletismo olímpico quando era favorito ao título. Três anos depois, o atleta viveu uma fatalidade: perdeu a perna em um acidente de carro. O saudoso astro morreu em 1999 de cirrose hepática.

Ficha Técnica
Ano de estreia: 2013. Gênero: documentário. Direção: Sergio Miranda e Pedro Simão. Duração: 26 min. Classificação indicativa: Livre

Serviço:
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – "João do Voo: a história de uma medalha roubada" – sábado (8), ao meio-dia, na TV Brasil.

Compartilhar: