Cobertura em tempo real marca segundo turno das Eleições 2016 pelos veículos EBC

Publicado em 04/11/2016 - 17:08 e atualizado em 04/11/2016 - 17:10

Por Gecom

A cobertura dos Veículos EBC em números

 

Os veículos da EBC deram continuidade ao trabalho realizado na primeira etapa das Eleições 2016. A cobertura em tempo real, a interatividade e a análise de especialistas marcaram o segundo turno das Eleições Municipais 2016 pelas Rádios EBC, Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil, Portal EBC e redes sociais.

As equipes de jornalismo e de conteúdo da EBC acompanharam cada instante das votações e o movimento nas zonas eleitorais para fornecer informações relevantes e análises de qualidade aos cidadãos.

Durante o dia da votação, os ouvintes das Rádios EBC acompanharam, por meio de 40 flashes ao vivo ao longo da programação, as principais notícias sobre o clima das disputas, o funcionamento das zonas eleitorais e sobre os candidatos eleitos.

Entre 17h e 20h, entraram em rede a Rádio Nacional de Brasília (AM 980 KHz) , Rádios Nacional FM Brasília (FM 96,1 MHz), MEC AM (AM 800 KHz), Nacional do Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz), Nacional da Amazônia (OC 11.780 KHz e 6.180KHz) e Nacional do Alto Solimões (AM 670kHz / FM 96,1 MHz) para acompanhar passo a passo a apuração. Nos estúdios de Brasília e do Rio de Janeiro, especialistas contribuíram com análises sobre os resultados das urnas.

A Agência Brasil publicou 32 matérias sobre o processo eleitoral, com diversos enfoques, na semana que antecedeu o segundo turno das eleições municipais. No domingo (30), dia do pleito, foram feitas 89 matérias, mostrando onde votaram os candidatos, suas expectativas, o clima nas cidades onde o eleitor voltou às urnas, boletins dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), entrevistas de autoridades e especialistas, ocorrências policiais, casos de boca de urna, apuração, resultados, além de entrevistas dos vencedores e vencidos. Também foram disponibilizadas 42 fotos no site da Agência Brasil.

As equipes de Brasília e das sucursais do Rio de Janeiro e de São Paulo, bem como os correspondentes da Agência em algumas das capitais onde houve segundo turno, tiveram o reforço de repórteres do Radiojornalismo, que viajaram para Goiânia e Anápolis, de onde enviaram matérias durante todo o domingo.

A equipe da Radioagência Nacional publicou na web conteúdos das Rádios EBC e rádios parceiras ao longo do dia, disponíveis para cerca de 3.000 rádios de diferentes regiões do país.

A TV Brasil acompanhou por meio de flashes ao vivo, de hora em hora, entre 8h e 16h, as principais informações sobre a votação. Nesse período, os repórteres da emissora atualizaram o telespectador sobre as novidades tanto em capitais onde estavam ocorrendo o segundo turno, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, quanto em cidades importantes como Santo André e São Bernardo do Campo, que fazem parte da região metropolitana de São Paulo.

O Programa Especial Eleições 2016 entrou no ar, ao vivo, às 17h. Durante três horas, os apresentadores Pedro Pontes e Katiuscia Neri, direto dos estúdios em Brasília, acompanharam e revelavam ao público os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O público pode contar com as análises do cientista político André Pereira César e do professor de Direito Valdir Pucci. O programa exibiu ainda uma reportagem sobre o dia de eleições e os perfis dos 18 novos prefeitos eleitos nas capitais.

A interatividade possibilitou a participação dos telespectadores por meio do What'sApp. Os apresentadores e convidados receberam cerca de 360 mensagens, entre elogios e perguntas, sobre a apuração.

Portal EBC e Redes Sociais: #votoavoto

O Portal EBC foi visitado por 603 mil internautas e somou mais de um milhão de visualizações de páginas entre 8h de domingo da votação e 0h de segunda-feira, 31 de outubro.

A página de tempo real do Portal EBC, que reuniu materiais produzidos por todos os veículos EBC, como os widgets com os resultados das prefeituras das capitais, bem como os players da Rádio Nacional e da TV Brasil, atraiu 267 mil acessos.

Os resultados atualizados de cada uma das 18 capitais brasileiras que tiveram 2º turno, com os respectivos widgets, também somaram acessos expressivos. Apenas a matéria referente a Fortaleza teve mais de cem mil acessos.

O site das Rádios, com cobertura voltada a divulgar os conteúdos de eleições veiculados nas emissoras, angariou um público de 169.585 visitantes e somou 241 mil visualizações de páginas, sendo que no player da Rádio Nacional de Brasília foram 230 mil internautas. No site da TV Brasil, por sua vez, foram 151 mil visitantes, 215 mil visualizações de páginas e 193 mil usuários que fizeram uso do player da WebTV.

Nas redes sociais, o resultado da cobertura do segundo turno também foi expressivo. No Facebook da EBC na Rede foram 115.200 visualizações, com alcance de 60.507 pessoas. Foram registrados 4.822 envolvimentos de internautas – como curtidas, compartilhamentos e comentários.

O Twitter da EBC na Rede obteve 136.964 visualizações com a divulgação de 168 tuítes. Destaque para o material mais acessado, que informou em tempo real a eleição de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro. Foram 9.932 visualizações do post, que somou 596 engajamentos com o público.

A transmissão por meio de Facebooklive do Programa Especial Eleições 2016 TV Brasil alcançou uma média de 74 mil pessoas e gerou 358 reações, como comentários e curtidas.

Compartilhar: