Drama nacional "A Festa da Menina Morta" é atração da TV Brasil na noite desta quinta (10)

Publicado em 09/11/2016 - 17:54 e atualizado em 09/11/2016 - 18:16
Longa marca a estreia de Matheus Nachtergaele na direção

Primeiro filme dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele, o drama "A Festa da Menina Morta" (2009) é o destaque da sessão Cine Nacional que a TV Brasil apresenta nesta quinta (10), às 22h. 
 
Lançado em 2008, no Festival de Cannes, dentro da mostra 'Un Certain Regard', o longa seguiu uma trajetória premiada em eventos nacionais e internacionais, como o Festival de Gramado, Festival do Rio e Festival de Chicago.

A atuação de Daniel Oliveira como o protagonista Santinho foi reconhecida e elogiada pela crítica. Além dele, a produção nacional reúne elenco com nomes importantes da dramaturgia nacional formado por Dira Paes, Cassia Kis Magro, Juliano Cazarré, Jackson Antunes e Paulo José, entre outros.

Sinopse

Todos os anos, há duas décadas, uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho (Daniel de Oliveira) que, após o suicídio da mãe (Cassia Kis Magro), recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida.

A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor de Tadeu (Juliano Cazarré), irmão da menina morta. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.

O pai do venerado órfão (Jackson Antunes) aguarda os lucros prometidos pelo sucesso do evento, mas a ambígua relação que mantém com seu filho milagroso preocupa os mais próximos, principalmente a beata Tia.

Mãe postiça de Santinho, ela é a grande detentora das tradições do culto. Junto com a alcoviteira e sensual Das Graças, esmera-se por manter a ordem e a decência no local.

A jovem e apaixonada Lúcia prepara-se para ser uma das mais fiéis participantes do ritual, mas enfrenta dificuldades no ambiente sagrado e viciado da casa. A bela Diana (Dira Paes), exausta do amor e da vida, virá confortá-la.

 

Premiação

No Festival de Gramado, "A Festa da Menina Morta" venceu nas categorias Melhor Filme, Júri Popular, Prêmio Especial do Júri, Melhor Ator (Daniel de Oliveira), Melhor Fotografia, Melhor Música e Prêmio da Crítica. Já no Festival do Rio, o drama levou os troféus de Melhor Filme e Melhor Ator (Daniel de Oliveira). A Associação Paulista de Críticos de Arte concedeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Fotografia.

A produção também foi reconhecida internacionalmente. No Festival de Chicago, o título nacional ganhou o prêmio de Melhor Filme na mostra Novos Diretores. Já no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, o drama venceu nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Fotografia. Por fim, Daniel de Oliveira foi considerado o Melhor Ator no Festival de Cinema Luso-Brasileiro.

Ficha técnica

Ano: 2009. Gênero: drama. Direção: Matheus Nachtergaele, com Dira Paes, Daniel de Oliveira, Cassia Kis Magro, Juliano Cazarré, Jackson Antunes, Paulo José. Duração: 110 min. Classificação indicativa: 18 anos.

Serviço:
Cine Nacional – "A Festa da Menina Morta" – quinta-feira (10) às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: