Expresso Sul acompanha o famoso Carnaval de Oruro na Bolívia

Publicado em 21/11/2016 - 10:30 e atualizado em 21/11/2016 - 10:32

Por Gecom

Programa mostra os rituais e as celebrações do evento reconhecido pela ONU

 

A série Expresso Sul destaca a procissão e demais festividades que ocorrem nas comemorações do Carnaval de Oruro, cidade boliviana que fica entra La Paz e Potosi. O programa, que vai ao ar nesta terça (22), às 21h30, na TV Brasil, resgata as tradições que inspiraram essa solenidade típica da região.
 
Reconhecida internacionalmente como patrimônio oral e intangível da Humanidade pela ONU, a celebração é considerada um dos principais acontecimentos folclóricos na América do Sul por causa de suas danças típicas, como a diablada. O evento também tem grande valor religioso e cultural expresso por meio de manifestações populares de musicais.
 
Com uma altitude de 3.735 m, Oruro foi um importante centro de cerimônias pré-colombianas antes de se tornar um centro de mineração. Refundada pelos espanhóis, a cidade manteve-se um lugar sagrado para os nativos, que vieram de longe para conhecer os rituais, especialmente a grande festa de Ito.
 
Os espanhóis proibiram tais cerimônias assim que o festival Ito foi transformado em um ritual cristão da Virgem da Candelária, ou Virgem do Socavón, e logo que a tradicional diablada tornou-se a principal dança de Oruro.
 
Todos os anos acontece uma apresentação de arte popular na forma de máscaras, tecidos e bordados. O evento principal é a procissão, ou "entrada", durante a qual os participantes caminham os quatro quilômetros da procissão durante vinte horas sem interrupção. Dançarinos e músicos integram o desfile que manteve as características tiradas de mistérios medievais.
 
Serviço:
Expresso Sul – terça-feira (22), às 21h30, na TV Brasil.

Compartilhar: