Músicos paraenses desvendam segredos da guitarrada na série Brasil Adentro

Publicado em 01/11/2016 - 18:49
Charles Garvin recebe ícones como Felipe Cordeiro e Mestre Vieira, idealizador do gênero

Nesta quarta (2), o segundo episódio da série Brasil Adentro mostra o que é guitarrada, estilo peculiar de se tocar guitarra no Pará. A atração vai ao ar às 20h30 na TV Brasil.
 
Para falar sobre o estilo musical tipicamente paraense, o diretor e apresentador Charles Garvin entrevista astros da cena cultural do estado como Felipe Cordeiro, Manoel Cordeiro, Felix Robatto, Pio Lobato, Mestre Curica, Mestre Solano e Mestre Vieira, considerado o criador deste modo de tocar o instrumento.
 
O bate-papo com artistas do estado aborda as origens da guitarrada, as influências do ritmo, além dos principais representantes e seguidores. O gênero é associado ao choro, à lambada e à jovem guarda. A série Brasil Adentro apresenta um panorama geral sobre a guitarrada, ritmo que hoje é cultuado por roqueiros antenados de todo o país.
 
Para o produtor e compositor Manoel Cordeiro, pai do também artista Felipe Cordeiro, a guitarrada é um jeito de interpretar outros gêneros musicais na guitarra. "Você encontra na guitarrada elementos claros do choro, do carimbó e da percussão processada. A gente pode pegar uma guitarra com atitude de rock'n'roll e faz uma guitarrada que é um merengue, um carimbó, tocado na guitarra", analisa o experiente músico.
 
Durante o programa exibido pela TV Brasil, os entrevistados refletem sobre seus trabalhos e aprofundam o pensamento em relação às peculiaridades e ao frescor da cultura paraense, ainda pouco difundida no Brasil e no mundo. "A guitarrada teve uma fase paralela à lambada com Beto Barbosa. Ela pegou essa carona. Era top, estava moda e tocava no rádio", destaca o produtor e guitarrista Pio Lobato.
 
Serviço
"Brasil Adentro - Música do Pará" – quarta-feira (2) às 20h30, na TV Brasil.

Compartilhar: