Cantor Filipe Catto conversa com Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito no Estação Plural

Publicado em 29/12/2016 - 13:56

Por Gecom


Briga de casal, eutanásia e musas da cena pop são assuntos da entrevista

O programa Estação Plural recebe o cantor e compositor gaúcho, Filipe Catto na edição desta segunda (2), às 22h, na TV Brasil. O artista bate um papo com os apresentadores Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito sobre temas polêmicos. Durante o encontro, ele aborda questões como briga de casal, eutanásia e loucuras que os fãs fazem pelas divas da música pop.

No início da entrevista, Filipe fala sobre sua relação com a cena musical em público e no ambiente privado. "O instrumento é algo muito de casa. Dificilmente me apresento tocando instrumentos no palco. Mas, claro, gosto de tocar guitarra, violão, teclado e piano, além de utilizar gadgets. Isso tudo é demais", afirma.

O artista também conta como usa a tecnologia para ajudar na sua arte. "O processo de composição vem de muitos lugares. Não tem uma fórmula. Certas músicas eu componho na rua. Gravo uma melodia no celular para não perder a ideia. Depois você desenvolve ou utiliza um aplicativo e timbra uma bateria a partir de uma batida ou de uma outra textura e aquilo vira uma nova melodia. O negócio é estar aberto e com a anteninha ligada", conta Filipe Catto.

No decorrer do debate, o músico reflete com os apresentadores sobre uma situação bem séria: a briga de casal. Essa situação delicada merece muita sensibilidade em sua análise já que pode partir para agressão verbal e até violência física. Como as pessoas devem lidar ao notar uma discussão mais acalorada entre um casal? Para levantar aspectos e nuances, Fefito foi para a rua conhecer a opinião do povo de São Paulo.

Em seguida, o assunto é a eutanásia. É discutível a decisão extrema de proporcionar uma morte sem sofrimento para alguém que está com uma doença incurável, com dores insuportáveis, físicas ou emocionais. No Brasil, a eutanásia é crime. No Canadá, Alemanha, Holanda e Colômbia, a prática é legal. Filipe Catto não se esquiva e compartilha sua visão sobre os limites éticos nesses casos.

Para levantar o astral do Estação Plural, no desafio Aurélia, o músico gaúcho tenta adivinhar o sentido do termo "jamanta" na linguagem pajubá. Nesse quadro do programa, os entrevistados buscam descobrir o significado de expressões do universo LGBT.

No último bloco, o trio de apresentadores da TV Brasil e o cantor Filipe Catto abordam um tema cheio de glamour, êxtase e frenesi: as divas da música pop. Eles comentam a trajetória e a obra de mulheres sensacionais como Beyoncé, Lady Gaga, Katy Perry e Madonna que têm um papel muito importante na vida dos LGBTs.

No bate-papo, os participantes discutem sobre o comportamento histérico de uma quantidade significativa de fãs que têm essas musas como referência. Ainda lembram estrelas como Miley Cyrus e Demi Lovato, além das personalidades brasileiras que arrebatam legiões de admiradores e críticos: Sandy, Wanessa Camargo, Anitta e Valesca.

"A música brasileira é negra. A matriz vem muito na negritude. Sinto que não há um equilibrio nessa visibilidade, mas vejo que com a internet as coisas estão mudando. Vejo uma diferença muito grande na representatividade, inclusive das divas ao ver surgir gente como a Ludmilla. Outros artistas estão aparecendo e não precisam desse filtro da mídia", avalia Filipe Catto.

Apresentado às segundas, às 22h, pela TV Brasil, o Estação Plural tem horários alternativos na grade da emissora. A atração também vai ao ar nas ondas do rádio.

Pela Rádio Nacional FM de Brasília, o ouvinte acompanha o bate-papo às sextas, às 23h. Já a Rádio Nacional AM de Brasília transmite o programa aos sábados, às 11h, enquanto a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro aos sábados, às 23h.

Serviço
Estação Plural – segunda-feira (2), às 22h00, na TV Brasil
Estação Plural – segunda (2) para terça-feira (3), à 1h45, na TV Brasil
Estação Plural – sábado (7) para domingo (8), à 1h, na TV Brasil
Estação Plural – sexta-feira (6), às 23h, na Rádio Nacional FM de Brasília
Estação Plural – sábado (7), às 11h, na Rádio Nacional AM de Brasília
Estação Plural – sábado (7), às 23h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro

Compartilhar: