Documentário "Calypso Rose" homenageia a diva caribenha na TV Brasil

Publicado em 28/12/2016 - 14:15

Por Gecom


Longa traça um panorama sobre a obra da cantora que é uma lenda viva


O filme "Calypso Rose" é a atração da faixa de filmes que a TV Brasil exibe nesta sexta (30), às 22h. A produção homenageia a diva caribenha que dá título ao documentário.

Para realizar a obra, a cineasta franco-camaronesa Pascale Óbolo acompanhou a cantora em uma jornada de quatro anos que percorreu Paris, Nova Iorque, Trinidad, Tobago e África.

Sinopse

Embaixatriz da música caribenha, a carismática Calypso Rose é uma lenda viva. Para homenageá-la, a cineasta franco-camaronesa Pascale Óbolo passa quatro anos com a diva da Calypso Music em uma trajetória muito especial. A turnê percorre Paris, Nova Iorque, Trinidad, Tobago e volta para a África constituindo uma viagem que apresenta as diversas perspetivas da arte afro-caribenha.

O documentário aborda não só a memória, o intercâmbio e a descoberta de diversas culturas do mundo, mas é também a jornada de uma mulher militante e autêntica. Pascale Óbolo desvenda as muitas faces da protagonista: cantora e compositora radiante, feminista, espiritualista, celebridade e mulher consciente de sua origem escrava.

Com uma refinada edição, o filme traça o perfil da artista trinitária ao costurar cenas nos Estados Unidos, na França em terras africanas e em seu país de origem. O documentário recebeu Menção Honrosa no Festival de Ourdah e foi reconhecido em outros festivais de cinema ao redor do mundo.

Ficha técnica
Título original: Calypso Rose. País de origem: Trinidad e Tobago, França e EUA. Ano: 2011. Gênero: documentário. Direção: Pascale Óbolo. Classificação indicativa: Livre. Duração: 85 min.

Serviço:
Ciclo de Cinema - "Calypso Rose" – sexta (30) às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: