Geovanna Tominaga vai até Mercado Adolpho Lisboa em Manaus

Publicado em 19/01/2017 - 14:56 e atualizado em 19/01/2017 - 15:02

Por Gecom

Série Mercados registra história do espaço e importância na culinária da capital amazonense

 

 

O tercerio episódio da série Mercados da TV Brasil visita Manaus para conhecer o Mercado Adolpho Lisboa neste sábado (21), excepcionalmente às 17h15. A apresentadora Geovanna Tominaga percorre o empório municipal e conversa com chefs de cozinha e comerciantes que destacam a importância do espaço.

À beira do rio Negro, ela mostra o imponente prédio com estruturas de ferro vindas do Reino Unido que foi inaugurado em 1883. Durante o programa, Geovanna descobre alguns produtos regionais típicos como ervas medicinais, pirarucu, sanduíche de x caboquinho, tucumã, cupuaçu e a farinha de uarini.

A série ainda revela a história do sino de ferro que pode ser conhecido pelos turistas. O chef Felipe Schaedler fala com Geovanna Tominaga sobre a culinária ribeirinha dentro do Mercado Adolpho Lisboa.

A equipe de produção atravessamos de barco o Rio Negro para ver um verdadeiro pirarucu à casaca feito por Ines Santana, uma cozinheira local. O programa da TV Brasil ainda recebe o bailarino amazonense Gentil Sabino Neto que relembra seus alimentos favoritos de Manaus.


Sobre a série Mercados

Em 13 episódios, a série Mercados visita tradicionais empórios de alimentos do país, sendo que alguns deles tem mais de um século de existência. A cada edição, o programa traz a história do entreposto, desde sua criação até a oferta de alimentos regionais.

"Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar", diz Geovanna Tominaga. "O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil", completa a apresentadora.

A série Mercados é uma produção da Sete Personagens. Os programas, com 26 minutos cada, traçam um roteiro da produção gastronômica brasileira de 13 mercados regionais: Belém, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Recife , Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

"Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns ‘mercados’, que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos expostos a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país", afirma Mariana Alvim, diretora e roteirista do programa.

Serviço
Mercados – Mercado Adolpho Lisboa de Manaus – sábado (21), às 17h15, na TV Brasil

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