Visceral Brasil recorda a importância do gaúcho Giba Giba

Publicado em 25/01/2017 - 14:36 e atualizado em 25/01/2017 - 14:47

Por Gecom

Atração ressalta a importância do saudoso músico na cultura negra no sul do país

(Fotos: Diego Coiro)

A série Visceral Brasil presta tributo ao artista Giba Giba no episódio desta quinta (26), às 21h50, na TV Brasil. Falecido no início de 2014, o cantor e compositor era ativista cultural e representava a força da música negra no Rio Grande do Sul.

Natural de Pelotas (RS), o também percussionista viveu em um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes europeus e elevou a batucada dos tambores na região. Na década de 1960, Giba Giba fundou a Praiana – primeira escola de samba de Porto Alegre.


O pesquisador da cultura negra era conhecido nacionalmente e apontado pela crítica como um dos principais expoentes do tambor sopapo, instrumento associado à identidade musical do Rio Grande do Sul. As músicas de Giba Giba foram gravadas por artistas como Vitor Ramil e a dupla Kleiton e Kledir.

Em sua carreira, o célebre instrumentista recebeu prêmios no Brasil e exterior. Giba Giba também participou de grandes espetáculos e desenvolveu projetos que visavam difundir a cultura negra do seu estado.

Serviço:

Visceral Brasil – quinta-feira (26), às 21h50, na TV Brasil

Compartilhar: