Você sabe o que são 'payadas'? Descubra no Visceral Brasil desta quinta (19)

Publicado em 18/01/2017 - 16:15 e atualizado em 19/01/2017 - 12:14

Por Gecom

Nesta quinta (19), às 22h, vai ao ar na TV Brasil o programa “Visceral Brasil”, que esta semana revê a trajetória do cantor, compositor e violonista gaúcho Pedro Ortaça, conhecido por seu trabalho com música nativista, típica do Rio Grande do Sul.

Nascido em São Luiz Gonzaga (RS) em 1942, o cantor e compositor Pedro Ortaça faz da música um instrumento para manter acesa a fogueira cultural da região, que mistura influências culturais europeias, indígenas guaranis e pela ordem religiosa Jesuíta.

Ao leste do Rio Uruguai, Ortaça canta histórias de enchentes, de lutas sociais e de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a labutar na terra. Daquele terreno fértil brotam canções e poemas improvisados – as chamadas “payadas” – sobre temas como a honestidade e a amizade, inspiradas em utopias e amores fronteiriços.

Vencedor do  Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, Ortaça é Mestre das Culturas Populares Brasileiras e autor de mais de 120 músicas. O artista é um dos principais baluartes da cultura gaúcha.

Serviço
Visceral Brasil – o som e a cor da minha terra: Pedro Ortaça.
Quinta-feira, 19 de janeiro, às 22h, na TV Brasil.

Compartilhar: