Dia Internacional da Mulher é destaque nos veículos EBC

Publicado em 07/03/2017 - 16:21 e atualizado em 08/03/2017 - 09:11

Os Veículos EBC prepararam conteúdos especiais para o 40º Dia Internacional da Mulher. Além das programações e especiais que serão exibidos no Dia 08 de Março, as equipes das Rádios EBC, da TV Brasil, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional estão produzindo e publicando informações desde o início do mês.

A Agência Brasil vai acompanhar as manifestações marcadas para esta quinta-feira no Brasil e no mundo. A equipe da agência pública de notícias da EBC e seus correspondentes regionais e internacionais farão a cobertura factual dos movimentos um "Dia Sem Mulher".

A Agência Brasil também entrevista a professora da USP, pioneira na pesquisa sobre direitos da mulher no Brasil, Eva Blay. Prepara uma matéria sobre as mulheres que ganharam Prêmio Nobel e apresenta o nome de dez escritoras que ajudam a entender o feminismo. Os profissionais da Agência vão exibir ainda um webdocumentário sobre as mulheres na ciência, com entrevistas com pesquisadoras cientistas. E, neste Dia 8, o veículo homenageará suas fotógrafas dando exclusividade às suas fotos no Instagram.

A TV Brasil abre espaço para conteúdos que resgatam a história do 8 de Março e para temas da atualidade. O Repórter Brasil São Paulo mostra a luta de mães de presos que criaram a organização não governamental Amparar, voltada para o resgate de jovens que caíram na criminalidade ou foram presos. O Repórter Brasil Rio produziu uma matéria sobre o projeto “Solta Esse Black”, que ganhou um concurso mundial ao incentivar meninas negras a usarem os cabelos de forma natural. Os noticiários vão ao ar de segunda a sexta, às 12h.

O Repórter DF conta histórias de sucesso de mulheres empreendedoras, que apesar de iniciarem os negócios mais cedo que os homens, ainda são vítimas de preconceito. O combate à violência contra a mulher também é tema do telejornal, que acompanha ações da Secretaria de Mulheres do DF/SEDESTMIDH em evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Mulheres no comando da programação

As Rádios EBC se vestem de lilás no Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 08 de Março, e levam ao ar uma programação especial das 8h às 19h. Ao longo de todo o Dia Internacional da Mulher, os microfones das Rádios Nacional de Brasília, do Rio de Janeiro, da Amazônia, do Alto Solimões e Nacional FM ecoarão apenas vozes femininas das apresentadoras e convidadas.

A Rádio Nacional de Brasília transmite a sua programação a partir da área externa da EBC, em frente à escada da portaria Sul do Edifício Venâncio 2000. Já a Nacional FM vai tocar músicas interpretadas somente por mulheres. Os programas da Rádio Nacional da Amazônia abordarão assuntos de interesse da mulher da Amazônia. A Rádio Nacional do Alto Solimões receberá mulheres artistas em seus estúdios, além de veicular entrevistas e matérias especiais sobre as mulheres da região, em especial, as mulheres indígenas.

No Rio, tudo começa em ritmo de samba, nas primeiras horas do dia, com o programa Amigo da Madrugada (00h00 às 03h00), que vai destacar nomes como Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Teresa Cristina e muito mais. O tradicional programa comandado por Adelzon Alves, será co-apresentado por Soraia Alves.A programação musical da Rádio Nacional do Rio de Janeiro será integralmente interpretada por vozes femininas. Os ouvintes serão brindados com nomes como Martinália, Jovelina Pérola Negra, Maria Betânia, Gal Costa, Marlene, Emilinha, Elza Soares, Ângela Maria e muitas outras.

As Rádios MEC AM e FM do Rio também prepararam uma programação especial para o Dia 8. Na Rádio MEC AM, o programa Todas as Vozes, que vai ao ar às 7h, abordará em Mulher e Pós-Carnaval as homenagens feitas às mulheres durante a festa popular em contraposição ao número de assédios e violências sofridas por elas. Também tratará do movimento “Dia Sem Mulher”. No Bate Papo Ponto Com, às 11h, a equipe de jornalismo vai explorar o perfil da mulher negra, doca de casa e empreendedora.

O Antena MEC FM, 18h, apresentado por Katy Navarro, tem a participação da atriz Sol Miranda, que interpretou Mercedes – a primeira bailarina negra a integrar o corpo de Ballet do Municipal. Também abordará a presença feminina no mundo das artes e o espaço da mulher na sociedade, com entrevistas com várias artistas, como a pianista e regente Priscila Bonfim e escritora Sheila Ribeiro Mendonça. No Momento Jazz, 23h, Nelson Tolipan apresenta um time de cantoras consagradas.

Viva Maria

O programa que está há mais de 30 anos na Rádio Nacional, abordando as questões de gênero e os direitos das mulheres brasileiras e do mundo, preparou uma edição especial.

A partir das 15h, a jornalista e radialista Mara Régia conversa com convidadas e ouvintes do 'Viva Maria' sobre a realidade das mulheres no mercado de trabalho e a reafirmação dos direitos femininos.

Integração 

O Portal EBC integra a cobertura do Dia Internacional da Mulher agregando os conteúdos produzidos pelos Veículos EBC em sua página. 

Compartilhar: