Laerte Rimoli defende parcerias da EBC com países asiáticos

Publicado em 23/03/2017 - 11:53

O diretor-presidente da EBC, jornalista Laerte Rimoli, defendeu parcerias com empresas de países asiáticos durante o Fórum Boao para a Ásia, que promove a aproximação das regiões na área econômica. O fórum aconteceu nesta quinta-feira (23), na Cidade de Boao, província de Hainan, na China. O encontro é uma oportunidade de a Empresa buscar investimentos e ampliar negócios com países no exterior.

No debate proposto pelos organizadores sob o tema, intitulado "Em que áreas a Associação Asiática de Mídia Cooperativa pode exercer sua influência e como ela pode resolver os problemas comuns enfrentados pela mídia nestas áreas?", Rimoli defendeu a constituição de um núcleo editorial com profissionais do Brasil e da Ásia para aprimorar a compreensão comunicacional e sugerir soluções conjuntas para os problemas. Para Laerte, essa influência pode se dar em diversas mídias especializadas do Brasil, como já ocorre com as publicações do jornal Valor Econômico e a revista Exame.

“Essa cooperação pode ser ampliada para agências de comunicação corporativas e agências de notícias, como a Agência Brasil, da EBC, além de estar presente em câmaras de comércio, feiras, exposições e simpósios sobre negócios”, disse. “Estar em alguns nichos de mídia e de negócios pode ajudar a preencher o hiato que às vezes se cria entre negócios e comunicação para negócios”, completou.

Em outra Mesa de discussão denominada "Como criar plataformas e produtos de mídia na condição de líderes?", o presidente da EBC afirmou que essa plataforma, para que seja eficaz, deve passar necessariamente por uma análise detalhada dos elementos culturais, como a história, hábitos, costumes e a própria língua dos países.

“A estruturação de negócios de comunicação, sejam radiofônicos, televisivos ou escritos dependerão do conhecimento das regras e legislações dos modelos existentes, inclusive quanto à permissão de ingresso de investimentos estrangeiros no país. Mas, sobretudo, é necessário entender a melhor forma de se comunicar com a população local”, afirmou. Ele considerou indispensável também atender a necessidade de investimentos em infraestrutura que permitam alcançar os públicos-alvo em ambos os territórios, seja usando TV, rádio, web ou mídia impressa.

Laerte Rimoli citou que, desde 1995, está em vigor o Memorando de Entendimento sobre Cooperação nas Áreas de Rádio e Televisão, entre Brasil e China. O documento estimula o apoio das partes ao intercâmbio de programas e documentários que representam a vida econômica, social, cultural e educacional dos dois países. O acordo continua sendo uma base para possibilidades de cooperação, incluindo outros países asiáticos. No fórum, o diretor-presidente apresentou um raio-x da Empresa, ressaltando a capacidade e capilaridade dos veículos EBC e suas oportunidades de negócio.

O diretor-presidente da EBC é o único representante de toda a América no evento e viajou a convite dos organizadores. Sua volta está prevista para o domingo (26). O encontro reúne executivos de mídia pública e privada de toda a Ásia.

Compartilhar: