Programa Samba na Gamboa traz obras da nova geração e hits que embalam o gênero
Em novo dia, às terças, às 22h, na TV Brasil, o tradicional Samba na Gamboa promove o encontro familiar de duas gerações da música. O bamba Diogo Nogueira, apresentador da atração, recebe Sereno, do Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quinal, e seu filho, o cantor André Renato.
No descontraído bate-papo, eles falam sobre a história do gênero e destacam as inovações que o bloco e o conjunto musical trouxeram para o samba. No repertório, além das obras recentes de André Renato, o trio cantar sucessos como "Batucada dos nossos tantãs", "Nosso grito" e "Só felicidade" que são entoadas com frequência nas rodas de samba.
Músicos e compositores, pai e filho revelam peculiaridades sobre seus trabalhos e falam sobre os bastidores das canções que fizeram juntos. Também comentam o mercado fonográfico atual.
Jelsereno de Oliveira, mais conhecido como Sereno, conta como foi a criação do bloco Cacique de Ramos e do grupo Fundo de Quintal. Fundador desses ícones do samba, ele recorda esse ponto de encontro de grandes artistas que concederam novos timbres ao cancioneiro nacional.
Responsável pela concepção do tantã, o músico também fez história como compositor e intérprete. Com parceiros como Noca da Portela e Nei Lopes, suas composições foram gravadas por personalidades do porte de Alcione, Elizete Cardoso, além do seu próprio grupo, o Fundo de Quintal.
Considerado uma referência do samba, Sereno mantém a trajetória de sucesso no Fundo de Quintal, faz apresentações com antigos parceiros e fomenta a carreira de novos artistas. "Cada show é uma nova emoção", afirma. O sambista declara para Diogo Nogueira que continua a compor ao lado de seu filho e também canta com grupos da nova geração do gênero.
Desde cedo André Renato já sabia que desejava fazer da música a sua profissão, valorizando suas raízes do samba. "Conviver com a música desde criança me deixa com mais responsabilidade para realizar meu trabalho", diz o compositor que já tem mais de 500 canções gravadas por grandes nomes como Leci Brandão, Arlindo Cruz e Mumuzinho.
Depois de fazer parte do grupo Do Jeito que eu Gosto, na década de 1990, hoje o cantor se dedica à sua carreira solo. Com a participação especial do Grupo Fundo de Quintal em todas as faixas do seu primeiro disco, André diz qual é o legado deixado pela banda e a importância que seu pai tem na sua carreira artística.
Serviço
Samba na Gamboa – terça (7), às 22h00, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sábado (11), às 18h45, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sábado (11) para domingo (12), às 3h00, na TV Brasil